"A lei é a força colocada a serviço da sociedade para o benefício de todos"
Cesare Beccaria 

 

Genocida condenado em Tribunal Internacional

Ficam faltando sentarem no banco dos réus do Corte Internacional de Justiça: Fidel Castro, Putin, Raul Castro, George W. Bush, Kim qualquer coisa da Coréia do Norte, um monte de dirigentes palestinos e israelitas, outro monte de ditadores e caudilhos latino americanos e dirigentes de republiquetas africanas. E por aí vai.

Genocida de Ruanda recebe prisão perpétua

Numa decisão considerada por promotores como a mais importante desde o julgamento de líderes da Alemanha nazista em Nuremberg, em 1945 e 1946, o Tribunal Penal Internacional para Ruanda (TPI-R) condenou ontem à prisão perpétua Théoneste Bagosora, mentor do genocídio que deixou 800 mil mortos no país em 1994, durante cerca de cem dias de massacre.

O tribunal, baseado em Arusha, na Tanzânia, condenou o ex-coronel, hoje com 67 anos, por coordenar uma complexa conspiração que levou ao genocídio. Na sentença, ele é acusado de passar anos organizando e armando a milícia Interahamwe, da etnia hutu, para o assassinato de integrantes da minoria tutsi e de hutus moderados.

Bagosora, que sofreu 11 acusações, também foi condenado por ter ordenado a morte de políticos, como o ex-primeiro-ministro moderado Agathe Uwilingiyimina, e de dez belgas integrantes da força de paz da ONU, num movimento que acabou levando à saída da organização do país.

Cécile Aptel, membro sênior da Promotoria do TPI-R, ressaltou que o resultado serve de exemplo para outros criminosos de guerra. Para Barbara Mulvaney, outra promotora, a decisão foi histórica.

do O Globo

Leia também:

Arquivado em: Ações Penais, Corte Européia de Direitos Humanos, Corte Internacional de Justiça, Direitos Humanos
Publicado em 21 de dezembro de 2008 às 08:12 por José Mesquita

Termos: , , , , , , , ,

Deixe seu comentário

Arquivos

Comentários

Artigos Recentes

Leituras Recomendadas

Sites Recomendados

Oferta Imperdível!


Copyright © 2009 Lei & Ordem. Direitos Reservados.

Tech Blue designed by Hive Designs • Ported by Free WordPress Themes