"A lei é a força colocada a serviço da sociedade para o benefício de todos"
Cesare Beccaria 

 

Jornalista Paulo Henrique Amorim condenado por racismo

Editor do blog Conversa Afiada e ex- estrela do jornalismo Global foi condenado a pagar a quantia de R$30 Mil – que deverá ser feita a uma instituição de caridade – conforme sentença proferida pelo juiz Daniel Felipe Machado.

Além da multa o jornalista terá que se retratar publicamente por uma publicação considerada racista em seu blog.

A ação foi movida pelo jornalista Heraldo Pereira, da TV Globo.

Heraldo Pereira questionava a análise feita por Amorim, na qual chamava o colega de profissão de “negro de alma branca” e insinuava que Heraldo fosse empregado do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes.

O juiz decidiu que na retratação Amorim deverá publicar nos jornais Correio Braziliense e Folha de S. Paulo, um texto com o título “Retratação de Paulo Henrique Amorim Concernente à Ação 010.01.1.043464-9”.

Arquivado em: Ações judiciais, Ações Penais, Brasil, Código Civil, Código Penal, Constituição Federal, Danos Morais, Racismo, STF
Publicado em 23 de fevereiro de 2012 às 15:02 por José Mesquita

Termos: , , , , , , , , ,

One Response to “Jornalista Paulo Henrique Amorim condenado por racismo”

  1. Em Carlos G R Trindade comentou:

    As leis de minorias vieram criar mauitas injustiças.Por ex: Condenar quem for mal interpretado. No brasil nunca vi ninguém sair para matar ou combater ninguém de alguma raça. Elas criaram um desequilíbrio na balança da justiça. Hoje,tais leis favorecem calúnias e denunciações caluniosas. As punições ja existiam no código penal. Num pais que nunca houve violencia racial (depois da república)de grandes proporções, qual a razão de se acrescentar essas leis? LEMBRAR QUE O DIREITO É DA MAIORIA. O fundamento do direito que diz que ele nasce na tradição, costumes e moral de um povo; hoje está comprometido. A palavra povo se refere a maioria. DEVERIA SER INSENTIVADO O RESPEITO MÚTUO E NÃO agravar a pena de QUEM POR ACASO FIZER UMA INJÚRIA RACISTA. QUALQUER INJURIA DEVE SER PUNIDA igualmente. QUAL A RAZÃO DELA PESAR MAIS PARA OS DAS MINORIAS,INVERTENDO O SENTIDO DO PRÓPRIO DIREITO? EXISTE UM SOFISMA que diz: devemos tratar de maneira desigual aos desiguais.Existe igualdade? nada é igual a nada- Heráclito

Deixe seu comentário

Publicidade

Mais Visitados

Comentários

Termos

Leituras Recomendadas

Sites Recomendados

Copyright © 2016 Lei & Ordem. Direitos Reservados.

Tech Blue designed by Hive Designs • Ported by Free WordPress Themes