"A lei é a força colocada a serviço da sociedade para o benefício de todos"
Cesare Beccaria 

 

Ministério Público diz que ‘nome sujo’ não pode barrar contratação de empregado

Quem se sentir prejudicado pode denunciar, informa promotoria.

Juízes, porém, divergem sobre decisão de empresa de não contratar.

O Ministério Público do Trabalho considera discriminação a prática de empresas que consultam serviços de proteção ao crédito antes de decidir sobre a contratação de futuros empregados, segundo informou a procuradora Valdirene Silva de Assis, vice-coordenadora nacional de combate à discriminação do órgão.

“O empregador não pode interferir na esfera privada no empregado. Quando faz isso e contrata em razão de eventual certidão que seja apresentada, temos uma questão de discriminação. É uma situação irregular, em que a honra é afetada e dá direito a indenização por danos morais”, avalia Valdirene.

Não há regra expressa na Constituição e na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) sobre a contratação de funcionários que tenham o chamado “nome sujo”. Somente para os bancários há previsão legal de demissão por justa causa em caso de inadimplência.

O promotor e supervisor de vendas Alfredo Francisco Lopes, de 42 anos, está há um mês desempregado e acha que não consegue emprego por causa da inadimplência.

“Um amigo que é subgerente de uma empresa viu meu currículo, achou minha qualificação boa, mas disse que o fato de eu estar devendo pode me prejudicar.”

O promotor diz que entrega em média 20 currículos por dia em supermercados, estabelecimentos comerciais e para representantes comerciais no Rio de Janeiro.

“O departamento de recursos humanos costuma puxar o CPF e aí vê que está endividado”, diz. Ele conta que a empresa onde seu cunhado trabalha não quis empregá-lo porque constatou que ele estava “com o nome sujo”.

“As empresas poderiam contratar a pessoa endividada e dar um período para ela limpar o nome”, sugere. “Sem conseguir emprego, como fazer para pagar?”, questiona. Lopes disse que ficou inadimplente após emprestar dinheiro a um terceiro.

A situação narrada ao G1 por Alfredo Francisco Lopes é comum, de acordo com a procuradora do MPT, Valdirene Silva de Assis. Atualmente, segundo ela, há diversos casos sendo investigados no país.

Êxito da ação

Ela afirmou que, para uma ação protocolada na Justiça do Trabalho ter êxito, é preciso que o empregado junte o maior número possível de provas. “Não precisa de prova para ingressar com a ação, mas precisa para ganhar”, afirmou a procuradora.

Valdirene disse ainda que testemunhas ou uma ligação, mesmo que não gravada, pode servir como prova. “Se alguém da empresa tiver dito isso por telefone, pode-se pedir que quebre o sigilo telefônico.”

A procuradora atua no MPT do Amazonas e disse que recentemente denunciou uma empresa que fazia verificação da situação de crédito dos candidatos. “A empresa mudou atuação, assumiu o compromisso de que não faria mais. Assinou um termo de ajuste de conduta.”

O trabalhador que se sentir vítima de discriminação em razão da verificação dos dados cadastrais deve buscar a procuradoria regional do trabalho de seu estado – clique aqui para ver – e fazer a denúncia. O ideal é que sejam apresentadas provas. Mesmo se não houver, segundo Valdirene de Assis, os procuradores investigam as denúncias.

A Serasa informou que, no contrato com as empresas parceiras, há cláusula que proíbe a verificação dos cidadãos para finalidades que não sejam as da relação de consumo. Segundo a assessoria de imprensa da empresa, a Serasa já cancelou contratos ao verificar que os dados foram usados em processos seletivos das empresas.

Quem souber que uma empresa cometeu o ato, pode procurar a Serasa e denunciar.

Mariana Oliveira e Marta Cavallini – G1

Arquivado em: Ações, Ações judiciais, Brasil, Constituição Federal, Direito do Trabalho, Justiça, Justiça Federal, Ministério Público, Ministério Público do Trabalho
Publicado em 11 de julho de 2009 às 12:07 por José Mesquita

Termos: , , , ,

68 Responses to “Ministério Público diz que ‘nome sujo’ não pode barrar contratação de empregado”

  1. Em luciano comentou:

    fui fazer uma emtrevista de trabalho da net tv a cabo, a pessoas que tava na entrevistar disse que eu era capacitado pra trabalhar lá. ai pediu meu cpf e foi pra outra sala, logo depois voltou e disse pra mim espear em casa. Fiquei muito triste pois não me falarão o por que não me contrataria mais sei que foi por causa do meu nome, tenho um filho pequeno e quero trabalhar como vou limpa meu nome se ninguem me da emprego por causa dele.

  2. Em ana paula da silva comentou:

    gostaria de fazerum denuncia ,o Dr Gerson cotta Pereira nao assima carteira de seus funcionarios,sonegando assim impostos,ele e dono de um Laboratorio na terceira enfermaria na santa casa de misericordia ,vcs acham isso legal.

  3. Em karina comentou:

    isto é um absurdo, não consigo emprego por ter o nome sujo…
    é impossivel conseguir uma prova, mas isso se torna bem obvio quando eu sou a primeira em todas as seleções e provas e não sou contratada.
    O Serasa devia publicar todas as consultas feitas por empresas assim como publica os nomes da pessoas com inadimplencia, assim pelo menos teriamos como nos defender ja que isso é contra a lei.

  4. Em JEAN comentou:

    Acho muito interessante todo esse blá blá blá….mas é somente teoria e não a prática:
    Existe um jeito bem simples e rápido de se obter provas contra estas empresas que consultam o seu nome sem sua autorização; mas ainda não vi nenhum comentário de qualquer advogado, promotor ou juíz sobre isso, nem a Globo que andou fazendo matérias sobre este assunto. É um jeitinho bastante simplório e o próprio SERASA sabe disso, mas não faz:

    SIMPLESMENTE DAR O DIREITO DO CIDADÃO DE FAZER UMA CONSULTA DE QUEM ANDOU CONSULTANDO O SEU NOME NOS ÚLTIMOS 30/60 OU 90 DIAS. DAÍ PRONTO, ACABA COM ESSA PALHAÇADA DE UMA VEZ POR TODAS.

    ORA, SE O SERASA DIZ QUE SEUS SERVIÇOS DE PESQUISA SÃO APENAS PARA AVALIAÇÃO DE CRÉDITO PARA O CONSUMO E SE O CIDADÃO PODE TIRAR UM RELATÓRIO DE DÍVIDAS; PORQUE NÃO SABER TAMBÉM QUEM ANDOU CONSULTANDO O SEU NOME??????

    Ah! CLARO!, EIS A RESPOSTA; SÃO ESTAS EMPRESAS QUE TEM O CONTRATO COM O SERASA E QUE TAMBÉM PAGAM PELOS SERVIÇOS E NÃO O COITADO DO CIDADÃO QUE TEM SEU NOME CONSULTADO INDEVIDAMENTE, SEM AUTORIZAÇÃO E AINDA PARA SER ELIMINADO DE UM PROCESSO DE SELEÇÃO DE EMPREGO – É BRINCADEIRA MEU?????

    HOJE EM DIA ATÉ QUEM TEM O NOME LIMPO PASSA POR PROBLEMAS DE CONSULTAS AO SERASA – PORQUE ALÉM DO SERASA PASSAR AS INFORMAÇÕES DE CRÉDITO, TAMBÉM PASSA INFORMAÇÕES DE QUANTAS VEZES SEU NOME FOI CONSULTADO EM TAL PERÍODO…..E ALGUMAS EMPRESAS NEGAM O CRÉDITO SÓ POR CAUSA DISSO…..
    AGORA IMAGINA O CIDADÃO QUE ESTÁ BUSCANDO EMPREGO NO MERCADO, MANDA 100 CURRÍCULOS NUM DETERMINADO TEMPO ( 60 DIAS ), E CONSEGUE 30 ENTREVISTAS….E ESSAS 30 EMPRESAS CONSULTAM O NOME DELE; VAI FICAR LÁ ESTAMPADO QUE FIZERAM 30 CONSULTAS DO NOME DELE. SÓ QUE AÍ ESTE CIDADÃO TEM O NOME LIMPO E ACABA NÃO PEGANDO O TRABALHO POR ALGUM OUTRO MOTIVO OU TÉ MESMO PEGANDO O TRABALHO….
    ATÉ VISUALIZO ELE LEVANDO A NAMORADA OU A MULHER NO SHOPPING PRA COMPRAR UM PRSENTE PRA ELA EM COMEMORAÇÃO A O EMPREGO NOVO, VAI PAGAR COM O CHEQUE E A LOJA NEGA O CRÉDITO PORQUE ELE TEVE 30 CONSULTAS NOS ÚLTIMOS 60 DIAS…..HEHEHHEHE E O COITADO DO “CARA” NEM SABE COMO E NEM COMPROU NADA PORQUE ESTAVA DESEMPREGADO….HEHEHHE….
    PALHAÇADA DE TODAS AS FORMAS.

    SIMPLES SERIA NÉ??
    O CIDADÃO VAI NO SERASA, TIRA UMA RELAÇÃO DE QUEM CONSULTOU E PRONTO….POIS É SEU DIREITO….COMO É QUE O SERASA PODE FAZER ISSO? QUEM DEU O DIREITO DO SERASA REALIZAR UMA CONSULTA SEM A SUA PERMISSÃO?
    APOSTO QUE ACABA RAPIDINHO COM ESSAS COISAS.

    Pensem nisso senhores promotores e juízes …medidas simples e na língua do povo.

  5. Em Maria Alice Pimenta comentou:

    Estou sofrendo descriminação quando se refere a minha empregabilidade. Pelo que observei no comentário existe uma lei que protege o cidadão brasileiro de ser descriminado caso o seu nome esteja restrito (sujo) no SPC e Serasa. Já foi declarado que tal descriminação é crime, portanto venho a Vós informar que estou sofrendo com este problema a dois anos. Pois, verifico que as consultorias & Agências de emprego que tenho meu curriculum cadastrado solicita CPF para inscrição quanto a vagas. Sabendo que estou me comunicando com um agente da lei. Peço encarecidamente que elimine este tipo de ação que prejudica e muito na possibilidade de uma entrevista e elimina uma contratação. Acredito na justiça e espero ansiosamente por um retorno de V.Sª.
    OBS.:Sou moradora do bairro de Rocha Miranda – Rj.

    Att,
    Maria Alice.

  6. Em thalita mathias de azevedo crissanto comentou:

    meu nome é thalita tenho 24 anos e fazem 1 ano e meio que estou desempregada ,pois meu nome está sujo e por conta disso as empresas se negam em me contratar.ja passei pela entrevista de uma mesma empresa chamada request por tres veses e eles apesar de gostarem do meu currículo por eu ter experiencia na area se negam a me contratar dizendo que não contratam com restrições.
    como devo proceder?para arrumar um emprego urgente

  7. Em Maria Aparecida comentou:

    Em resposta a pergunta da Sra Thalita Mathias, informo que na verdade as empresas não podem descrimina-la por ter problemas no nome, pois na C.L.T só há restrições para bancários. Trabalho em entidade de defesa do consumidor e aqui abrimos ações contra órgãos de proteção ao crédito por conta da divulgação dos dadados e constrangimentos aos cidadãos e etc. Caso queira, nos faça uma visita e poderemos ajuda-la tanto a recuperar seu nome, como até mesmo conseguir um emprego. Caso queira, envie um curriculum no email contato@prodac.org.br.

    Boa sorte!

  8. Em Gustavo Evangelista Dos Santos comentou:

    oi meu nome é gustavo 21 anos deficiente fisico .
    é o seguinte eu trabalhei numa empresa ,porem por plobremas rotineiros e de saude eu sai ,,fiquei apenas 4 meses ,pois nesse periodo eu fiz a compra de um produto eletronico numa loja e depois que eu
    sai ,nao consegui pagar esse produto e fiquei com o nome sujo ,dai foi acumulando e tal .gostaria de saber com detalhes se eu posso tentar voltar a trabalhar la ,,,ja que minha conta bancaria que abri na empresa esta suja e como sera o pagamento salarial ,eu vou ter que abrir outra conta ou vai ser descontado tudo .
    em resumo eles podem se negar em me contratar.
    cordiais saudaçoes e aguardo noticias ,mas retornem mesmo .por favor;

  9. Em regina celia comentou:

    Infelizmente enquanto houver tanta desigualdade nesse país e injustiça, os pobres irá continuar tendo seus gritos abafados pelo poder dos ricos onde consegui manipular nossas leis, a lei foi feita para todos mais ñ é o que vem acontecendo. muitos chefes de familía procura apenas uma chance no mercado de trabalho para dá o alimento a sua familía enquanto os ricos andam de carros importados, ate quando a sociedade vai fexar os olhos e acusar um pai de familia que roubou um kilo de arroz ou uma lata de leite para seu filho, digam ñ a esse abuso de poder , onde grandes empresas manipulam as leis e consegue consultar o cpf daquele que apenas procura seu lugar ao sol,ou seja apenas o direito de exercer sua profissão dignamente, dando o sustento de sua familia com o suor de seu rosto.

  10. Em suzana spina comentou:

    BOM ISSI ACONTECE DIRTEO,MEU MARIDO ESTA PROCURANDO EMPREGO NA AREA, DE SUPERVISAO DE CALL CENTER E UMA EMPRESA DE TELEMARKETING.TMKT.FEZ ELE PARTICIPA DE DOIS,TESTE E ELE PASSOU NÓS DOIS.DEPOIS FOI CHAMADO PRA UMA ENTREVISTA COM O COORDENADOR E.ELE PASSOU,E ERA PRA TRABALHA COMO SUPERVISOR DE VENDAS DO PRODUTOS ITAÚ.ELE ELES FICARAM.DE BOCA ABERTA PELA EXPERIENCIAS,DO MEU MARIDO ADORARAM ELE.E MANDARAM AGURDA EM CASA DENTRO DE 48 HORAS PRA ENTREGAR, A LISTA DE DOCUMENTOS,FICAMOS FELIZ E NADA.FICAMOS LIGANDO LA E FALAVAM ASSIM,ESPERA POR FAVOR MAS UMA SEMANA,DEPOIS MANDARAM AGUARDA,ALGUNS DIAS E ATE HOJE NADA JA PASSARAM,TRES MESES E ESTAMOS AGUARDANDO A RELACAO DOS DOCUMENTOS E AGORA,SEI QUE E PORQUE ELE TEM NOME SUJO.MAS ELE IA SER SUPERVI
    SOR DE UMA EQUIPE DE VENDAS,APENAS E NAO E NADA LIGADO A BANCO .PRA ELE NAO CONTRATA.E MEU MARIDO FICOU DESEMPREGADO POR 6 MERSES.E TEVE QUE VOLTA A VENDAS POR TELEMARKETING,PORQUE COMO SUPERVISOR NAO DA.E ATE AS EMPRESAS DE TELEMARKETING,BOAS.FAZEM ISSO.

  11. Em Tassia Caroline comentou:

    Bom dia

    Nao sei mas o que fazer estou desempregada e nao consigo emprego por estar com o nome sujo , na verdade passo no processo seletivo ai a psicologa diz que nao passei porque algum motivo que nao me fala.Sei que nao tenho nenhum problema sempre trabalhei , fiz dois processos seletivos para grandes empresas sei do meu potencial , esses dias depois de um processo seletivo a psicologa me chamou numa sala e me falou a verdade .Disse que gostaria muito de me contratar mas a empresa nao contratava pessoas com restrição no nome .Fiquei super constrangida até chorei no caminho para casa .Me ajudem pois nao sei mas o que fazer

  12. Em daniel comentou:

    esse mundo esta perdido mesmo, q vai ser de nos se nao trabalhamos para pagar nossas contas quem vai pega quem? eles os grades vao pagar nossas contas tenho certeza que nao né deixa a gente trabalha para pagar nossa divida seus doentes…… ta louco pouca da vergonha…..

  13. Em joão antonio comentou:

    fui chamado para uma entrevista em uma empresa,mais meu nome estar sujo,mais ja estou ajeitando as papeladas para limpa,mais estou comedo de que eles não me contrate para trabalhar ja pediu todos os documentos para mim e xeroz e agora ele pediu para aguarda o chamado mais eu estou comedo de que eles não me chame para trabalhar.Como fazer nessas horas?me ajudem pessoal…

  14. Em Victor Reis comentou:

    Após dois anos e meio desempregado, consegui entrar em uma grande empresa pois eu conheço um diretor de lá. Mesmo assim passei por 4 entrevistas e aguardei 2 meses pela resposta. Entrei na empresa, pediram todos os meus documentos, entreguei, comecei a trabalhar na segunda feira 20/09/10, quando foi na quinta feira 23/09/10 me chamaram, com uma lista em mãos e pediram para eu explicar algumas pendências no meu nome (SPC e SERASA), eu prontamente expliquei que fiquei desempregado um tempo e por isso acumulei aqueles débitos, mas que já estava resolvendo esta situação. Muito bem, passados alguns minutos a pessoa encarregada da área administrativa, após consultar o diretor da área, me chamou e me deu a notícia de que não poderiam me contratar por causa do nome sujo. Já trabalhei nesse grupo 12 anos de sol a sol sem reclamar, nunca faltei um dia sequer, nem quando doente. Não há um registro de má conduta contra a minha pessoa. Mas fui discriminado escancaradamente. Porém tenho provas e vou resolver isso de maneira justa. Obrigado.

  15. Em Danila comentou:

    Boa noite, estou com um problema bem parecido com o dos outros colegas. Há 9 meses procuro emprego e nao consigo, pois meu cpf esta com restricoes.Tenho uma consulta escaneada em meu e-mail com os nomes de duas empresas que participei do processo seletivo e consultaram meu cpf, e nao fui contratada por esse motivo.
    Será que tenho algum direito a respeito desse assunto? Estou sem condições de viver, e me sinto como se etivesse foragida da policia, fica dificil assim, por favor se alguem puder me ajudar, agradeco.

  16. Em nilva martins comentou:

    boa noite , passei em uma entrevista fiz ate o esame medico e quando pegaram todos os meus documentos para o registros viram q eu estava com o nome no spc , e logo disseram q eu nao poderia ser contratada por esse motivo , gostaria de saber se isso pode acontecer . e oq devo fazer em relaçao á empresa

  17. Em josenilson comentou:

    todos os meus chamados foram divulgados para excencao de varios manumentos de para nossos sistema publçicçao0 gdhgdhfd jhfghfufjf

  18. Em virginia comentou:

    Olá meu nome é Virginia tenho 24 anos e trabalho na área de vendas. faz 2 que estou desempregada por quem eu nome está no SPC, SERASA já fis muitas entrevistas e passo em todas elas mas na hora da contratação eles ão me chamam pois, meu nome está Sujo. essa semana fiz uma ultima entrevista e o entrevistador disse pra mim que eu nao seria contratada por que meu nome estaria sujo ele disso isso na minha cara, fiquei envergonhada. como vou pagar uma divida se nao tenho oportunidade de emprego. praticamente todas as lojas da minha cidade consultam… como devo agir para entarcom uma ação contra essa empresa, pois tenho provas de que ele me disse isso.

  19. Em Marcelo comentou:

    Boa noite
    gostaria de algum informacao a respeito , pois fui vitima de discriminacao em uma empresa de seguranca e apos entregar todos os documentos necessarios exigido pelagic Policia Federal inclusive atestado de antecedentes criminais , fui informado que nao seria contratado por causa de um processo ja arquivado por dirigir veiculo automotor sob efeito de alcool ,tendo em vista que isso ocorreu em 2007 e apresentei certidao de objeto e pe e declaracao da Policia Federal e mesmo tendo deixado todos os documentos inclusive carteira de Trabalho para registro apos alguma Dias fui informado que nao fui aprovado por motivo do processo , gostaria de entrar com acao por danos morais e discriminacao , como devo proceder??

  20. Em Anderson guedes costa comentou:

    Esse problema é nacional o governo tem de algum modo interfirir esse caso que é um grande problema
    e que vai causar um desemprego enorme, em nome da
    população brasileira eu peço que a nossa futura presidente da republica toma uma ação bem rapida
    junto com esses empresarios.
    Então para que nos precisamos ter experiencia na
    carteira e não podemos trabalhar devido ao nome sujo poxa vida nos estamos no seculo vinte e um
    todos paises por ai a fora sempre beneficia a
    sua população.

  21. Em marcella comentou:

    o supermercado me ligou pra mim ir fazer uma entrevista hoje e mandou eu levar a carteira de trabalho mas só que eu estou com o meu nome no spc e serasa e agora será que eles vao me contratar por isso estou muito triste ….quem saber de alguma coisa me mande uma mensagem……

  22. Em Shayane comentou:

    Bom, sou estudante de Direito e veio uma duvida em mente,
    Por Ex: estou com o nome sujo e quero casar. isso pode prejudicar meu conjuge de alguma forma.se depois de casado ele for financiar algo.?

  23. Em procurando emprego comentou:

    Hahahaha,soh tenho risos pra vcs,vejo tantos relatos tristes e todos iguais.
    Acordem vcs nao vao arrumar emprego nunca!!!!Enquanto estiverem com os nomes negativados.
    Os brasileiros tem mania de politica bovina,todos fazem o que querem nas nossas caras e nao fazemos nada.
    Eh logico que isto esta errado,mas eles nao vao mudar nada e nem adianta esperar alguma lei , que esta nao virah…….Este eh um desabafo de quem esta na mesma situacao de vcs, e que passa por todos os processos seletivos e por todas as entrevistas e nada….pq sera??

  24. Em procurando emprego comentou:

    Shayane, me diz que faculdade de direito que vc faz, que vou passar bem longe!!!
    Eh claro que se vc casar vai ter problema com financiamentos, as empresas consultam o nome dos conjuges e nao soh do reponsavel pelo financiamento,diga-se de passagem que os dois tornam-se responsaveis pelo financiamento se for depois do casorio.
    Conselho ou resolve, ou nao casa no civil, somente faz uma declaracao de uniao estavel.

    p.s. nao sou analfabeto ,meus acentos nao estao funcionando…rsss

  25. Em wendel candido comentou:

    Bom dia a todos, esse tema é interessante para muita gente, particularmente para mim também, já fiz várias entrevistas, seleções e tudo o mais chato possível e mediocre também,e testes PALOGRÁFICOS e babozeiras afins que só servem para humilhar o cidadão se propondo ao ridículo sistema de seleções que hoje vigoram no sistema burro e imcopetente desse país semi desfalecido de corrupção e negligência para com seus cidadões de bem que são os primeiros a sofrerem,porquê os políticos só querem que o povo VOTE E PAGUE IMPOSTO,devemos colocar a mão na conciencia e dizer CHEGA a essa palhaçada de um trabalhador ter sua privacidade exposta sendo que não existe tal lei que compactue com isso.Devemos literalmente expo-los para se explicarem sobre tal fato que está dificultando , mais a vida de gente como eu que não quer trabalhar mais sim precisa trabalhar porquê iptu, ipva arroz e feijão não caem do céu.Vamos usar o mesmo método dos Líbeos e Egipcius, vamos usar a INTERNET para conseguirmos uma satisfação não, dos governantes mais sim, que a lei seje validada e nosso direito seje cumprido vamos dar nomes na internet de agências e empresas que vão contra a lei e consultam o CPF para selecionar ou contratar um cidadão isso não pode continuar no simples comentário do nosso dia-dia, vamos através dos meios das redes SOCIAS COM FACEBOOK,TWITER,VIDEOS NO YOU TUBE,EMAILS,e inúmeros meios, garantirmos nosso direito de trabalhar, fazendo isso, quando o assunto estiver na boca do povo, nas redes e cair na imprensa vamos ter algum cidadão nos dando explicações concretas e solucionando esse equívoco mediocre do sistema.Além disso quando se der nomes de Empresas e Agências que fazem isso daquele jeitinho assim” A EMPRESA GOSTOU MUITO DO SR(A), AGUARDE NOSSA LIGAÇÃO NO MÁXIMO EM UMA SEMANA”, chega de mediocridade deles para com a gente, expondo suas reputações e nomes iremos conseguir nosso direito.
    Podemos citar aqui o tal do SERASA, que se vende para fornecer informações privadas de nós que não podem ser fornecidas por lei apenas para proteger o comércio.Vamos falar muito, todos os dias vamos expor videos no you tube , é lógico sem mostrar nossos rostos que o resultado vai vir rápido afianal estamos exigindo o quê é de nosso direito por lei vamos fazer esse SERASA trabalhar de forma legal e não vendendo nossa privacidade para as agências e empresas , vamos abrir contas no twiter e facebook e fazer o assunto se expandir de maneira avassaladora, ao invés de acessar videos também de gente mediocre dançando na frente da camera ,vamos nos dar o valor e o poder que temos nas mãos que está adormecido por um estigma de carnaval, futebol, mulatas e caipirinha.
    Tiramos o Collor do poder porquê estavamos no nosso direito e foi manifestaçõs na rua agora com a internet temos a ARMA perfeita para lutarmos pelos nossos direitos.As empresas estão nos subjulgando como se fossemos criminosos que esses sim devem pagar pelo que fizeram e não nós cidadãos de bem.
    Não deixem de expor suas opiniões recortem e colem esse texto em vários meios ok.
    Espero a compreenção de todos e grato.

  26. Em Davi comentou:

    Gostaria de denunciar Empresas que não contratam se estiver com o nome sujo:
    Grupo Pão de Açúcar,Comercial Oswaldo Cruz,Preço Center Comercial Ltda.Eles consultam o cpf e se constar algo eles não contratam.

  27. Em Anderson comentou:

    Estou trabalhando a dois meses agencia de uma empresa de transporte, e hoje fui avisado pelo meu chefe que meu cadastro foi negado pela seguradora da empresa, Pois possuo dividas que não consegui pagar, e foi me posta a possibilidade de perder meu emprego, pois ainda nao tenho condições de regularizar minha situação. O que devo fazer?

  28. Em Rafael comentou:

    E tudo uma palhacada a justica nao nos proteje em nada, estou com restricao no nome e nao consigo me reecolocar no mercado de trabalho. Se eles realmente tivessem ao nosso lado o serasa junto com o governo decretariam uma lei onde somente os bancos e financeira teriam acesso a esse sistema, fariam que esse sistema fosse mais sigiloso e nao esse carnaval que e onde qualquer cyber cafe de esquina tem acesso ao sistema. O governo junto com a justica precisam abrir o olho e ver o que muitas empresas estao fazendo com os desempregados

  29. Em Carla comentou:

    meu marido começou trabalhar em uma empresa grande no mês passado, pediram todos os documentos dele e mandaram ele abrir uma conta no banco so que meu marido nao conseguiu abrir conta corrente, porque ele esta com o nome sujo, e agora a empresa disse que se soubesse que ele estava com o nome sujo nao o teria contratado e que a empresa nao aceita que abra conta salario, ele ainda nao sabe o que vai acontecer, mas isso é descriminação o que fazer se ele for mandado embora por estar com o nome sujo

  30. Em Luciana comentou:

    Também já fiz diversas entrevistas de emprego e por ter restrição ao meu nome “não me enquadro no perfil da empresa”(mesmo tendo a experiência exigida,grau de escolaridade exigido)agora não sei como pago minha divida sem emprego.As empresas que naõ me contrataram são Grupo Pão de açucar,Tenda Atacado,Habbis e Carrefour.

  31. Em Sergio comentou:

    Deveriam consultar o nome dos politicos antes dos mesmos tomarem posses,é por isso que tem tanto ladrão no pais,o pobre quer um emprego para ter a chance de limpar seu nome e não pode e ninguem faz nada em relação a isso a rede de televisão Globo sempre faz matérias a respeito mais que não adianta de nada,as empresas consultam mesmo.Infelismente estamos em um pais medilcre.Eu tenho vergonha de ser brasileiro.

  32. Em francisco comentou:

    assim não da

  33. Em wilson leodoro evaristo comentou:

    ola. li e reli.todos comentarios iscrito nesta pagina. nenhum refere se a pessoa idosa, pude observar ali que as questam sao nome sujo. mais quanto aos idosos que goza de boa saude mais nao pode trabalhar porque as empresas de rh recursos humanos os discrimina ele nao dizem na cara do idoso mais nao lhes dao o emprego . isso e tambem discriminaçao isso tampem e crime os rh de joinvlle e uma piramides e tambem uma mafia e quando se faz um cadastro em algum lugar eles todos ficam sabendo .vou provocar a iniciativa ao ministerio publico e iniciar uma açao criminal contra os rhs de joiville sc por discriminaçao

  34. Em wilson leodoro evaristo comentou:

    o caso e veridico e e merecedor de uma apreciaçao por parte do ministerio publico e tambem dos canais de jornais e televizao a final vivemos num paiz democratico e nao existem democraçia pela metade , veja bem idosos que ganha somente o salario minimo goza de boa saude fizica e mental quer trabalhar para dar uma vida digna sua familia mais nao consegue em razao de uma ditadura inrrustida em forma de democraçia temos que se unir agora e acabar com as discriminaçao pedimos ajuda ao ministerio publico o guardiao da lei

  35. Em Joaquim comentou:

    Gostaria de denunciar também a empresa DANONE e Pif-Paf alimentos que também adotam tal prática.Meu currículo se adequava a oportunidade destas empresa e no final não fui contratado. O pior caso doi a Danone que enviou a proposta de trabalho por e-mail com benefícios etc, solicitou a entrega dos documentos e depois de consultar o CPF inventou uma desculpa de cancelamento da vaga etc…So que temos como provar é so pedir para qualquer conhecido que tenha acesso ao SERASA que irá aparecer as ultimas consultas e fazer valer nosso direito.NÃO CONSUMO MAIS PRODUTOS DESTAS EMPRESAS QUE ATRAVÉS DE SEU MARKETING FAZEM UMA LAVAGEM CEREBRAL QUE É TUDO LINDO E MARAVILHOSO.

  36. Em Cesar comentou:

    Olá, boa noite para todos. Bom meu nome é Cesar e sou deficiente visual. Além de ser descriminado por ser o que sou, as vezes ainda quando vou arrumar um emprego sou barrado por causa do meu nome. Mesmo sendo deficiente visual sou um cara estudado e dou aula de informática e sou programador. Na verdade mesmo, fui fazer uma entrevista em um banco de grande porte em São Paulo e tudo parecia que estava certo com a contratação. Chegando em casa quando abro minha caixa de e-mail, pego uma mensagem da pessoa que me entrevistou pedindo o meu CPF. Beleza, enviei mais logo pensei: puts…. E agora? O que será feito? Aguardei uma semana e nada deles me ligarem. Na hora da entrevista já me informaram o salário e tudo e dizendo que o computador onde iria trabalhar já estava lá instalado com meu software de tela bbonitinho e tal. Ligo para empresa uma semana após: alô, tudo bem? Bom, fiz uma entrevista aí na semana passada e estou aguardando a resposta que ainda não foi dada. A mulher me disse: olha, o RH já me retornou dizendo que não foi aprovado. Na verdade eles não dizem o que pode ser. Falou a mulher. Ela me perguntou se meu nome constava no serviço de proteção ao crédito. Respondi que estava sim. Ela falou que então isso que poderia ter acontecido e eu não consigo entrar devido esas questões. Na boa, liguei para o RH do banco. Eles me falaram que essa prática de contratação ou seja, eles não tomam essas medidas de consultar o nome juntamente ao seraza o que pode ter acontecido é que reprovei mesmo no processo. Mais como sendo que o meu currículo estão todos em dias com crusos, inglês e etc etc etc. E ainda com a escolaridade exigida pela empresa. Em relação a isto, minha pergunta é: sendo um banco realmente eles podem consultar meu nome e barrar minha contratação? Por favor me respondam pois estou sem saber o que fazer. Estou em São Paulo a 5 meses e vim tentar a vida nesta cidade. Sei que não é fácil mais se julgamos que tudo é difício, fique aí então esperando tudo caír do céu. Deus ajuda mais cabe a nós corremos a traz. Para você saber que empresa consultou seu nome, basta ligar no serviço de proteção ao crédito 0xx(11)33737272 e contratam o serviço me proteja. Todas as questões abertas em seu CPF será recebida em seu e-mail e até mesmo irá conseguir ver quais foram as empresas que consultaram seu CPF. Abraços, e aguardo as respostas.

  37. Em angela comentou:

    boa noite,
    gostaria de saber se a empresa onde emu marido trabalha:hospital, onde ele e coletor de residos hospitalar +- 1ano e 6 meses, ele foi canditato da cipa da empresa ganhou como titular, e devido adevolução de 2cheque em dezembro que até agora não consegue mos resgatar pois foi passado a fornecedores segundo para pessoas que passamos cheque , meu marido foi solicitar autorização emprestimo conseguinado ppela empresa onde trabalha onde ficou sabendo que não poderia pois estava com rstrições no nome e a empresa não aceita este tipo de conduta e mais que apartir desta data estava sendo desligado da mesma onde sópermaneceria +2 anos sob contrato pois havia sido nomeado pela cipa não entendi pode acontecer isso????

  38. Em Rah comentou:

    Boa Noite
    ANTES DE MAIS NADA, POR FAVOR ALGUÉM ME DE UMA LUZ E ME AJUDE, ESTOU COM MEDO.

    Bom sou Professora em uma escola de educação infantil e não quero mais tralhar na empresa. Agora nas minhas férias eu mandei diversos currículos e uma empresa me chamou. No cadastro para a determinada vaga, coloquei meu CPF e RG e fui chamada para um uma entrevista e passei no processo seletivo, mas é para ESTÁGIO, pois faço Pedagogia. A empresa me pediu ONTEM (20/01/2012) para entregar os documentos para o ESTÁGIO. Entreguei tudo direitinho ao RH para a realização do contrato do estágio que demora para ficar pronto 7 dias. Até ai tudo bem. Mas quando cheguei em casa abri a caixa do correio vi a aquela horrível cartinha do SPC, dizendo que estou com o famoso nome sujo. Eu gelei na hora, chorei, pois já pedi demissão da minha antiga empresa para começar nessa como estagiária. E agora o que eu faço? Deixo os 7 dias passar e deixar ver o que vai rolar, ou falo a empresa que fui surpreendida com a carta e por um burrice minha não paguei a conta vencida em outubro ( ÚLTIMA PARCELA) e esqueci de pagar o cartão Marisa. AMANHÃ FOI TENTAR FAZER UM ACORDO COM ELES, PARA EU PAGAR E TIRAR MEU NOME DO SPC.

    O QUE EU FAÇO!!!!!!! ME AJUDEM POR FAVOR :O

  39. Em wembleison comentou:

    sou motorista de caminhão não consigo trabalho, devido prestações atrasada, devo um empréstimo no banco do brasil; tive problemas de saúde na família e mi endividei! as seguradoras de cargas não autoriza que meu cadastro passe, por tanto as empresas não me contrata já fiz testes de volante testes pscicólogico sou aprovado mais não mi contrata? como irei fazer alguém pode mi ajudar? por favor mi da uma resposta!!! (quando conseguir trabalho eu consigo pagar)

  40. Em Alex Lima comentou:

    Nossa alguem presiza fazer alguma coisa trabalho na area de segurança e as empresas de segurança estão pedindo o CPF dos candidatos para puxar spc e serasa isso é ilegal proibido por lei mais niguem fiscaliza e os pais de familia não podem trabalhar e nem pagar as dividas como pagar se as empresas de segurança não da emprego para quem tem nome no spc e serasa sendo que uma coisa não tem nada a ver com outra estamos procurando serviço ou Crediario ? ajude Nois Quem Puder…

  41. Em Leandro comentou:

    Eu já tentei conseguir emprego no Grupo Pão de Açucar mais de trilhões de vezes, e noutro dia quando eu tava numa agência pública de emprego aqui no RJ, tinha duas moças atrás de mim, ou seja, uma delas estavam dizendo que ficou 3 anos procurando emprego no Grupo Pão de Açucar só depois disso tudo descobriram que o motivo de não ser contratado era esse problema que considero grave na nossa sociedade brasileira, de não contratar pessoas com nome sujo e nós brasileiros imploramos pra que essas empresas acabem imediatamente com essa brincadeira, agora imagine uma pessoa tentando o seu primeiro ou segundo emprego daí por diante precisando sustentar alguém da família que ama muito e que está passando por problemas sérios de saúde? Cara, que país é esse???

  42. Em Tania comentou:

    Meu CPF esta redularizado junto a receita federal SPC e SERASA, mais algumas lojas nao liberam cartoes informando q ha muitas consultas no meu cpf. Oq posso fazer???

  43. Em vanessa comentou:

    eu ja fui fazer varias vezes entrevista na eletroshoppig,passo em todas as etapas,tenho esperiência na area e toda vez no final de tudo manda aguardar a resposta em casa,tenho certeza que o motivo é por o meu nome esta sujo eles ñ dão oportunidade e eu acho isso muito errado pois como é que eu que estou suja vou pagar se empresa nenhuma da oportunidade deveria ter uma lei contra isso….

  44. Em Thyago Henrique Araujo Adinolfi comentou:

    Hoje, dia 15/03/2012, fui num processo seletivo da EMPRESA CARREFOUR, cheguei no horário marcado, aguardei e fui atendido. Então fiz uma prova que continha questões de matemática e português, tambem fizemos uma dinâmica de apresentação. Então dpois de uns 20 minutos chamaram em outra sala, eu e mais 2 candidatos e disseram que não tinhamos sido aprovados pela seleção. Peguei e liguei para o GERENTE JOZUÉ DA LOJA CARREFOUR DO SHOPPING TABOÃO, QUE TINHA ME INDICADO PARA A VAGA DE VENDEDOR DE ELETRO, E ELE ME INFORMOU QUE POR CAUSA DE UMA RESTRIÇÃO QUE TENHO EM MEU NOME NÃO IRIAM ME CONTRATAR.
    ISSO É UM ABSURDO, POIS SEM O EMPREGO, OU SEJA, SEM SALÁRIO, COMO POSSO PAGAR E ACERTAR MINHA DIVIDAS. AVISO DESDE JÁ ÀS PESSOAS QUE PENSAM EM PROCURAR EMPREGO NESTA PORCARIA DE EMPRESA, NEM PERCAM TEMPO.

  45. Em maria helena de souza comentou:

    estou muito chateada porque fui a um processo seletoivo do carrefour hoje 19/03/2012 e após consultar meus documentos o que ficou bem claro pela selecionadora , porque existe restrição no meu nome a empresa me dispensou do processo seletivo . Acxredito que se fosse dada oportunidade as pessoas elas teriam dinheiro para pagar suas dividas.
    A respec consultoria de rh também barra os candidatos por causa de restrição no nome.
    se é discriminação quero que seja feita justiça

  46. Em Alessandra comentou:

    Gente tudo bem em reclamar, estou na mesma situação que todos mais tenho uma pergunta:
    Este site serve somente pra isso?? As pessoas se juntarem e reclamar?? Não existe nenhuma solução, nem procurando o Procon??

  47. Em silas comentou:

    quero saber se posso asinar carteira mas estar no spc

  48. Em marcio comentou:

    olá ,estou com meu nome restrito e estou desempregado mais de 7 meses estou fazendo bico de ajudante de pedreiro sendo que minha profissão é motorista carreteiro ,estou sendo barrado pelas empresas porque falam que a seguradora não aceitam funcionário neste quadro tenho família e estou em dificuldades pois o dono do apartamento precisa receber o aluguel moro em Santos e não sei mais que fazer duas empresas nesta semana me deram desculpas inaceitáveis sou um profíssional e preciso de dignidade me orientem o que fazer por favor obrigado se tivesse neste quadro só seria facil mais é minha familia que esta nesta brincadeira NÃO SOU LADRÃO

  49. Em marcio comentou:

    7 MESES DESEMPREGADO TRANSPORTADORAS ME BARRAM POR MOTIO DE RESTRIÇÃO DIZEM QUE SEGURADORAS NÃO ACEITAM
    TENHO FAMILIA PARA SUSTENTAR NÃO SOU LADRÃO MORO EM SANTOS ME AJUDEM POR FAVOR

  50. Em marcio comentou:

    SOU MOTORISTA CARRETEIRO E NÃO CONSIGO ENTRAR NAS EMPRESA SEMPRE ARRUMAM DESCULPAS

  51. Em Tania comentou:

    Olá na semana passada tinha uma entrevista marcada na Contax só que minha cunhada disse pra eu não ir pois tenho restrição no nome e eles nã iriam me empregar na sexta fui ao Carrefour fazer entrevista sai de lá desapontada, a moça disse que por algumas razões que ela não poderia dizer os que estavam ali seriam dispensados qndo saimos alguém disse é por causa do “nome sujo” e um amigo de meus esposo disse que o Carrefour não emprega quem tem restrição no nome o que posso estar fazendo pra não me deslocar da minha casa, sem dinheiro pra fazer uma entrevista numa empresa que nem sequer respeita um profissional porque se estamos com restrição no nome alguma coisa aconteceu em nossas vidas não sujamos o nome porque queremos, tenho o direito de ter um emprego digno numa empresa digna pra podermos reabilitar nosso nome. Desde já agradeço o espaço pro meu desabafo.

  52. Em Aline comentou:

    Veja, fui demitida há 03 meses e tenho certeza de que não fui recolocada por ter serasa. Estou gastando minhas verbas rescisórias para quitar dívidas do meu ex-marido para poder voltar a trabalhar. Dizer que pode processar a empresa por danos morais atá parece piada…sabemos que isto é IMPOSSIVEL porque voce “queima” sua imagem profissiona, ganha fama de encrequeiro e ainda por cima continua desempregado…É como diz o ditado (um doa mais antigos que conheço) MANDA QUEM PODE OBEDECE QUEM PRECISA!! assim funciona nosso Brasil.

  53. Em vanusia j costa comentou:

    Meu caso e o mesmo de quase todos os colegas,fui em seleçoes de varias empresas de grande e medio porte,tenho absoluta certeza que sou vitima da discriminaçao por inadiplencia em seleçao,como desculpas dizem sempre a mesma coisa;nao tem perfil.
    Isso e um absurdo,pois estao sendo financiadas pelos bancos ,muitas lojas trabalham com cartao a bandeira
    da instituiçao,mesmo que exista uma lei contra isso nao esta sendo cumprido.

  54. Em Oraldo comentou:

    Estou desempregado desde 2007 so fazendo bicos,sou motorista e as empresas não me contratam por estar com meu nome restrito.Ai dizem que ninguem pode barrar de trabalhar por estar com nome sujo diga isso a eles(seguradoras)que eles não podem fazer isto,que fazer ,ate quando vou ficar nessa situação,teve uma empresa chamada Transfrio mandou eu abrir conta no banco,fazer exame medico ai não me contratou a mesma estoria nome sujo.

  55. Em Ariovaldo comentou:

    Tenho excelente currículo e quando sou chamado para entrevista, não passo do estágio de cadastro, onde eu escrevo importantes dados relativos a minha pessoa, inclusive CPF. Depois dessa etapa, não sou chamado para nenhum teste ou entrevista… Como irei quitar minhas dívidas se não consigo um emprego???

  56. Em wilson leodoro evaristo comentou:

    ola, desta veis e contra empresa, goolgle. e crime
    por anucio,na internet, em qualquer meio de comunicaçao, a imagem depreceativa do idoso, meu nome foi publicado como reu nas pagina do google.exijo a retirada com urgencia. vou entrar com
    uma açao na justiça contra a referida empresa por
    denuciaçao caluniosa. e vou exijir. reparaçao de danos morais a empresa de comunicaçoes tem praso de
    5 cinco dia para pedir desculpas

  57. Em wilson leodoro evaristo comentou:

    ola, mais uma alerta ao ministerio publico.trata se
    da mafia dos recurssos humanos. ofensa ao artigos
    158 extorçao.e artigo 171 ambos do cp.promessa que
    nao vai cumpriur,eles prometem emprego,mais voce tem
    que ficar pagando de um meis a doze meis.se voce nao
    assinar compromisso seu curriculo nao segue,comfigura se extorçao,eles sao unidos uma mafia,bem na frente da lei via internet,eles nao tem
    compromisso com a verdade, quem vai poder esperar
    um ano desempregado? alo ministerio publico.fiscalize,voces sao os guardians da lei,

  58. Em Ricardo comentou:

    Meu nome ficou sujo logo após que fiquei desempregado, e agora minha esposa e eu não conseguimos eemprego por este motivo, aí pergunto como irei pagar minhas dívidas se não estou empregado? Que situação por isso o País está onde está. Quero trabalhar preciso trabalhar tenho filhos que me pedem pão e leite, e não vou roubar mais choro toda noite em não atender seus pedidos.
    Estou a cinco meses desempregado e dependendo de ajuda de familiares para comer.

  59. Em Jaciara comentou:

    Quero que me tirem uma duvida as empresa não contrata, se eu dever aos bancos ou qualquer tipo de divida. se eu dever apenas crediário for pouco tenho chance de uma contratação.

  60. Em CLcoelho comentou:

    Pessoal, nós estamos no Brasil, onde as leis não são respeitados, não adianta o MP, procon e outors mais dizer que não pode fazer, pois a empresas fazem assim mesmo, por isso não adianta ficar chorarmingando. O povo não tem como agir e quem tem autoridade para agir, não o faz. A propósito, esses candidatos precisam melhorar o português em suas redações.

  61. Em Marcia comentou:

    TRABALHEI UM MÊS PARA O CARREFOUR POR UMA AGÊNCIA, COMO OPERADORA DE CAIXA. PASSEI NA EXPERIÊNCIA. MINHA VIZINHA TAMBÉM. QUANDO FOMOS SER REGISTRADAS, LEVAMOS TODOS OS DOCUMENTOS. PEDIRAM NOSSO CPF, RG, APÓS ESPERARMOS UMA HORA, RETORNARAM DIZENDO QUE DEVERÍAMOS VOLTAR PARA A LOJA.OBS.: SEM REGISTRO.
    CONVERSAMOS COM UMA GERENTE E ELA FICOU CHATEADA POR NÃO NOS CONTRATARMOS, DISSE QUE NÃO PODERIA FALAR PORQUE NÃO NOS CONTRATOU. UMA FUNCIONÁRIO FALOU QUE A EMPRESA NÃO CONTRATA FUNCIONÁRIOS COM RESTRIÇÃO NO NOME. AS OPERADORES SE INDIGNARAM. POR ISSO QUE TEM TANTO ANUNCIO DE EMPREGO NESSAS LOJAS E SUPERMERCADOS. TRABALHAMOS NOS DOMINGOS. QUASE NÃO TEMOS FOLGAS. EU LOGO ARRUMEI OUTRO EMPREGO EM UMA BELA EMPRESA. BEM FEITO SOU ÓTIMA FUNCIONÁRIA, SUPER RESPONSÁVEL E ATENDIA MUITO BEM OS CLIENTES NO CAIXA. QUEM SAIU PERDENDO FOI O CARREFOUR.
    TEM QUE DENUNCIAR MESMO. RESTRIÇÃO NO NOME NÃO QUER DIZER QUE O FUNCIONÁRIO VAI ROUBAR A EMPRESA, OU COISA SEMELHANTE, PORQUE SÓ PODE SER ISSO. QUAL EXPLICAÇÃO DESSAS EMPRESAS COM RELAÇÃO A SITUAÇÃO RIDÍCULA????????????????????

  62. Em Anderson Dias da Silva comentou:

    Olá boa tarde a todos infelizmente fiquei desempregado e proveniente a isso houve um acumulo de contas e meu nome foi parar no serviço de proteção ao credito e estou com medo pois com essa palhaçada de as empresas não contratarem por causa do nome sujo é o fim pois sem emprego como vc vai limpar seu nome?Então o que deve contar no final pra contratar um funcionário ou não é a capacidade pra exercer o serviço e não se ele deve ou não isso é até certo ponto invasão de privacidade.E quem se sentir discriminado nesse sentido tem mais que ir pra cima mesmo!Procesar a empresa contratante se for o caso!Isso é ilegal é contra a lei!

  63. Em luciene timoteo da siva comentou:

    tambem quero denunciar uma empresa,eu estou muito triste pois entre pagar uma divida no cartao santander free e comparar a alimentaçao do meu filho escolhi a alimentação do meu filho,pois faz tempo que estou desempregada,e tudo que tenho financeiramente é o auxilio bolsa familia por isso disistir de pagar o cartao e estou com o cpf no spc,minha amiga tambem estar e disse que foi chamada para uma entrevista na loja cea de alagoas,maceio,situada no centro,e la observaram o seu cadastro negativo,por essa razao foi elimida da selecão,essa atitude mim deixa desanimada.sem esperança,tenho desejo de mim matar.

  64. Em Joziel comentou:

    Olá amigos pelo que eu li acima esta pratica não é de hoje heim…estou com restrição em meu nome ha algum tempo e por estar trabalhando como autônomo não tinha tido tantos problemas com as restrições, somente no caso de compras ou credito… agora que tive que batalhar um emprego comecei a amargar esta dura realidade assim como alguns colegas ai acima, tenho várias profissões e a que eu tenho mai experiência é de motorista de caminhão, e agora inventaram uma tal de gerenciadora de risco para avaliar a vida dos trabalhadores desta area, eles não dão chances pra gente trabalhar estamos sendo tachados de risco assim como miliantes, olha só que absurdo fui fazer um teste em uma empresa aqui da minha região de transporte de produtod quimicos e o avaliador perguntou a todos os candidatos se alguem tinha restrição no CPF, advinhem… eu passei no teste de volante a ate agora não me chamaram… e pre terminar fui contratado por outra empresa qui da minha cidade e qdo fui abrir conta salrio no banco o banco não queria abrir a conta pra mim, fui ao PROCON local e eles me orientaram que o banco era obrigado a abrir a conta voltei e disse a eles que procurei tal entidade…sabe o que eles me disseram não num e que a gente num quer abrir a conta pra vc blablbalblaaa… volta aqui amanha pra assinar a abertura… e ai???
    Gente nem todo mundo que esta negativado e porque quer… não sou ladrão, nunca roubei nada… só quero o direito de trabalhar e saldar as minhas dividas.

  65. Em Rosi comentou:

    Estou desempregada , faz fiz milhoes de entrevista, vou muito bem ate eles consultarem meu CPF como estou com resticoes, nao consigo ser contratada.Na minha opniao eles deveriam da um prazo para as pessoas limparem seu nome.
    E se isso e lei porque as empresas consultam nossos cpfs para fins de contrataçoes, acho um absurdo, os empregadores acham que as pessoas estao com nomes restrito porque querem, e se eles nao dao uma chance de emprego a pessoa que e qualificada para o trabalho para limpar seu nome, como elas vao sobreviver

  66. Em iara comentou:

    APÓS LER ESSES COMENTARIOS FOI QUE CAIU A FICHA QUE O GRUPO PÃO DE AÇUCAR NÃO CONTRATA POR CAUSA DE RESTRIÇOES ,ENTÃO METADE DO POVO DESEMPREGADO VAI CONTINUAR DESEMPREGADO,COMO PAGAR UMA DIVIVDA SEM EMPREGO.

  67. Em Josué comentou:

    BOA TARDE,
    TODAS AS CONCESSIONARIAS DE VEÍCULOS DE CAMPINAS,CONSULTAM O SERASA NA HORA DE CONTRATAR.
    TENHO E-MAIL,S QUE CONFIRMAM MINHA CONTRAÇÃO, SOLICITAM A DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA E,ME DÃO A DATA QUE DEVERIA COMEÇAR AO TRABALHO.POREM QUANDO CONSULTAM MEU CPF,DIZEM QUE INFELIZMENTE NÃO PODEM CONTRATAR-ME.
    SOU VENDEDOR DE VEÍCULOS A 8 ANOS;PASSEI POR VARIAS ENTREVISTAS E, OS ENTREVISTADORES PERGUNTAM NA HORA,SE TENHO NOME SUJO.CASO TENHA A EMPRESA NÃO CONTRATA,PALAVRAS DO ENTREVISTADORES.ENTÃO QUE AS DIVIDAS FIQUEM SEM SER PAGAS.”HONESTAMENTE; NÃO É ISSO QUE QUEREMOS”.

  68. Em giovani comentou:

    OLÁ, SOU DE DEFICIENTE FÍSICO,BACHAREL EM ADMINISTRAÇÃO TRABALHEI POR MUITOS ANOS EM HUM BANCO PRIVADO, SOFRI UM ACIDENTE, TENDO QUE ME ENCOSTAR PELO O INSS, E MAIS TARDE SENDO EU OBRIGADO A PEDIR DEMISSÃO DO BANCO PARA NÃO SOFRER JUSTA CAUSA, OU SEJA O INSS ME DEU ALTA ANTES DA MINHA RECUPERAÇÃO,SENDO ASSIM COMO E OQUE EU FAÇO?? JÁ QUE HOJE ME ENCONTRO COM NOME SUJO E DESEMPREGADO E SEM ESPERANÇA DE ARRUMAR EMPREGO…SUICÍDIO SERIA MEU CASO???

Deixe seu comentário

Publicidade

Mais Visitados

Comentários

Termos

Leituras Recomendadas

Sites Recomendados

Copyright © 2014 Lei & Ordem. Direitos Reservados.

Tech Blue designed by Hive Designs • Ported by Free WordPress Themes