"A lei é a força colocada a serviço da sociedade para o benefício de todos"
Cesare Beccaria 

 

Ministério Público diz que ‘nome sujo’ não pode barrar contratação de empregado

Quem se sentir prejudicado pode denunciar, informa promotoria.

Juízes, porém, divergem sobre decisão de empresa de não contratar.

O Ministério Público do Trabalho considera discriminação a prática de empresas que consultam serviços de proteção ao crédito antes de decidir sobre a contratação de futuros empregados, segundo informou a procuradora Valdirene Silva de Assis, vice-coordenadora nacional de combate à discriminação do órgão.

“O empregador não pode interferir na esfera privada no empregado. Quando faz isso e contrata em razão de eventual certidão que seja apresentada, temos uma questão de discriminação. É uma situação irregular, em que a honra é afetada e dá direito a indenização por danos morais”, avalia Valdirene.

Não há regra expressa na Constituição e na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) sobre a contratação de funcionários que tenham o chamado “nome sujo”. Somente para os bancários há previsão legal de demissão por justa causa em caso de inadimplência.

O promotor e supervisor de vendas Alfredo Francisco Lopes, de 42 anos, está há um mês desempregado e acha que não consegue emprego por causa da inadimplência.

“Um amigo que é subgerente de uma empresa viu meu currículo, achou minha qualificação boa, mas disse que o fato de eu estar devendo pode me prejudicar.”

O promotor diz que entrega em média 20 currículos por dia em supermercados, estabelecimentos comerciais e para representantes comerciais no Rio de Janeiro.

“O departamento de recursos humanos costuma puxar o CPF e aí vê que está endividado”, diz. Ele conta que a empresa onde seu cunhado trabalha não quis empregá-lo porque constatou que ele estava “com o nome sujo”.

“As empresas poderiam contratar a pessoa endividada e dar um período para ela limpar o nome”, sugere. “Sem conseguir emprego, como fazer para pagar?”, questiona. Lopes disse que ficou inadimplente após emprestar dinheiro a um terceiro.

A situação narrada ao G1 por Alfredo Francisco Lopes é comum, de acordo com a procuradora do MPT, Valdirene Silva de Assis. Atualmente, segundo ela, há diversos casos sendo investigados no país.

Êxito da ação

Ela afirmou que, para uma ação protocolada na Justiça do Trabalho ter êxito, é preciso que o empregado junte o maior número possível de provas. “Não precisa de prova para ingressar com a ação, mas precisa para ganhar”, afirmou a procuradora.

Valdirene disse ainda que testemunhas ou uma ligação, mesmo que não gravada, pode servir como prova. “Se alguém da empresa tiver dito isso por telefone, pode-se pedir que quebre o sigilo telefônico.”

A procuradora atua no MPT do Amazonas e disse que recentemente denunciou uma empresa que fazia verificação da situação de crédito dos candidatos. “A empresa mudou atuação, assumiu o compromisso de que não faria mais. Assinou um termo de ajuste de conduta.”

O trabalhador que se sentir vítima de discriminação em razão da verificação dos dados cadastrais deve buscar a procuradoria regional do trabalho de seu estado – clique aqui para ver – e fazer a denúncia. O ideal é que sejam apresentadas provas. Mesmo se não houver, segundo Valdirene de Assis, os procuradores investigam as denúncias.

A Serasa informou que, no contrato com as empresas parceiras, há cláusula que proíbe a verificação dos cidadãos para finalidades que não sejam as da relação de consumo. Segundo a assessoria de imprensa da empresa, a Serasa já cancelou contratos ao verificar que os dados foram usados em processos seletivos das empresas.

Quem souber que uma empresa cometeu o ato, pode procurar a Serasa e denunciar.

Mariana Oliveira e Marta Cavallini – G1

Arquivado em: Ações, Ações judiciais, Brasil, Constituição Federal, Direito do Trabalho, Justiça, Justiça Federal, Ministério Público, Ministério Público do Trabalho
Publicado em 11 de julho de 2009 às 12:07 por José Mesquita

Termos: , , , ,

99 Responses to “Ministério Público diz que ‘nome sujo’ não pode barrar contratação de empregado”

  1. Em Tania comentou:

    Olá na semana passada tinha uma entrevista marcada na Contax só que minha cunhada disse pra eu não ir pois tenho restrição no nome e eles nã iriam me empregar na sexta fui ao Carrefour fazer entrevista sai de lá desapontada, a moça disse que por algumas razões que ela não poderia dizer os que estavam ali seriam dispensados qndo saimos alguém disse é por causa do “nome sujo” e um amigo de meus esposo disse que o Carrefour não emprega quem tem restrição no nome o que posso estar fazendo pra não me deslocar da minha casa, sem dinheiro pra fazer uma entrevista numa empresa que nem sequer respeita um profissional porque se estamos com restrição no nome alguma coisa aconteceu em nossas vidas não sujamos o nome porque queremos, tenho o direito de ter um emprego digno numa empresa digna pra podermos reabilitar nosso nome. Desde já agradeço o espaço pro meu desabafo.

  2. Em Aline comentou:

    Veja, fui demitida há 03 meses e tenho certeza de que não fui recolocada por ter serasa. Estou gastando minhas verbas rescisórias para quitar dívidas do meu ex-marido para poder voltar a trabalhar. Dizer que pode processar a empresa por danos morais atá parece piada…sabemos que isto é IMPOSSIVEL porque voce “queima” sua imagem profissiona, ganha fama de encrequeiro e ainda por cima continua desempregado…É como diz o ditado (um doa mais antigos que conheço) MANDA QUEM PODE OBEDECE QUEM PRECISA!! assim funciona nosso Brasil.

  3. Em vanusia j costa comentou:

    Meu caso e o mesmo de quase todos os colegas,fui em seleçoes de varias empresas de grande e medio porte,tenho absoluta certeza que sou vitima da discriminaçao por inadiplencia em seleçao,como desculpas dizem sempre a mesma coisa;nao tem perfil.
    Isso e um absurdo,pois estao sendo financiadas pelos bancos ,muitas lojas trabalham com cartao a bandeira
    da instituiçao,mesmo que exista uma lei contra isso nao esta sendo cumprido.

  4. Em Oraldo comentou:

    Estou desempregado desde 2007 so fazendo bicos,sou motorista e as empresas não me contratam por estar com meu nome restrito.Ai dizem que ninguem pode barrar de trabalhar por estar com nome sujo diga isso a eles(seguradoras)que eles não podem fazer isto,que fazer ,ate quando vou ficar nessa situação,teve uma empresa chamada Transfrio mandou eu abrir conta no banco,fazer exame medico ai não me contratou a mesma estoria nome sujo.

  5. Em Ariovaldo comentou:

    Tenho excelente currículo e quando sou chamado para entrevista, não passo do estágio de cadastro, onde eu escrevo importantes dados relativos a minha pessoa, inclusive CPF. Depois dessa etapa, não sou chamado para nenhum teste ou entrevista… Como irei quitar minhas dívidas se não consigo um emprego???

  6. Em wilson leodoro evaristo comentou:

    ola, desta veis e contra empresa, goolgle. e crime
    por anucio,na internet, em qualquer meio de comunicaçao, a imagem depreceativa do idoso, meu nome foi publicado como reu nas pagina do google.exijo a retirada com urgencia. vou entrar com
    uma açao na justiça contra a referida empresa por
    denuciaçao caluniosa. e vou exijir. reparaçao de danos morais a empresa de comunicaçoes tem praso de
    5 cinco dia para pedir desculpas

  7. Em wilson leodoro evaristo comentou:

    ola, mais uma alerta ao ministerio publico.trata se
    da mafia dos recurssos humanos. ofensa ao artigos
    158 extorçao.e artigo 171 ambos do cp.promessa que
    nao vai cumpriur,eles prometem emprego,mais voce tem
    que ficar pagando de um meis a doze meis.se voce nao
    assinar compromisso seu curriculo nao segue,comfigura se extorçao,eles sao unidos uma mafia,bem na frente da lei via internet,eles nao tem
    compromisso com a verdade, quem vai poder esperar
    um ano desempregado? alo ministerio publico.fiscalize,voces sao os guardians da lei,

  8. Em Ricardo comentou:

    Meu nome ficou sujo logo após que fiquei desempregado, e agora minha esposa e eu não conseguimos eemprego por este motivo, aí pergunto como irei pagar minhas dívidas se não estou empregado? Que situação por isso o País está onde está. Quero trabalhar preciso trabalhar tenho filhos que me pedem pão e leite, e não vou roubar mais choro toda noite em não atender seus pedidos.
    Estou a cinco meses desempregado e dependendo de ajuda de familiares para comer.

  9. Em Jaciara comentou:

    Quero que me tirem uma duvida as empresa não contrata, se eu dever aos bancos ou qualquer tipo de divida. se eu dever apenas crediário for pouco tenho chance de uma contratação.

  10. Em CLcoelho comentou:

    Pessoal, nós estamos no Brasil, onde as leis não são respeitados, não adianta o MP, procon e outors mais dizer que não pode fazer, pois a empresas fazem assim mesmo, por isso não adianta ficar chorarmingando. O povo não tem como agir e quem tem autoridade para agir, não o faz. A propósito, esses candidatos precisam melhorar o português em suas redações.

  11. Em Marcia comentou:

    TRABALHEI UM MÊS PARA O CARREFOUR POR UMA AGÊNCIA, COMO OPERADORA DE CAIXA. PASSEI NA EXPERIÊNCIA. MINHA VIZINHA TAMBÉM. QUANDO FOMOS SER REGISTRADAS, LEVAMOS TODOS OS DOCUMENTOS. PEDIRAM NOSSO CPF, RG, APÓS ESPERARMOS UMA HORA, RETORNARAM DIZENDO QUE DEVERÍAMOS VOLTAR PARA A LOJA.OBS.: SEM REGISTRO.
    CONVERSAMOS COM UMA GERENTE E ELA FICOU CHATEADA POR NÃO NOS CONTRATARMOS, DISSE QUE NÃO PODERIA FALAR PORQUE NÃO NOS CONTRATOU. UMA FUNCIONÁRIO FALOU QUE A EMPRESA NÃO CONTRATA FUNCIONÁRIOS COM RESTRIÇÃO NO NOME. AS OPERADORES SE INDIGNARAM. POR ISSO QUE TEM TANTO ANUNCIO DE EMPREGO NESSAS LOJAS E SUPERMERCADOS. TRABALHAMOS NOS DOMINGOS. QUASE NÃO TEMOS FOLGAS. EU LOGO ARRUMEI OUTRO EMPREGO EM UMA BELA EMPRESA. BEM FEITO SOU ÓTIMA FUNCIONÁRIA, SUPER RESPONSÁVEL E ATENDIA MUITO BEM OS CLIENTES NO CAIXA. QUEM SAIU PERDENDO FOI O CARREFOUR.
    TEM QUE DENUNCIAR MESMO. RESTRIÇÃO NO NOME NÃO QUER DIZER QUE O FUNCIONÁRIO VAI ROUBAR A EMPRESA, OU COISA SEMELHANTE, PORQUE SÓ PODE SER ISSO. QUAL EXPLICAÇÃO DESSAS EMPRESAS COM RELAÇÃO A SITUAÇÃO RIDÍCULA????????????????????

  12. Em Anderson Dias da Silva comentou:

    Olá boa tarde a todos infelizmente fiquei desempregado e proveniente a isso houve um acumulo de contas e meu nome foi parar no serviço de proteção ao credito e estou com medo pois com essa palhaçada de as empresas não contratarem por causa do nome sujo é o fim pois sem emprego como vc vai limpar seu nome?Então o que deve contar no final pra contratar um funcionário ou não é a capacidade pra exercer o serviço e não se ele deve ou não isso é até certo ponto invasão de privacidade.E quem se sentir discriminado nesse sentido tem mais que ir pra cima mesmo!Procesar a empresa contratante se for o caso!Isso é ilegal é contra a lei!

  13. Em luciene timoteo da siva comentou:

    tambem quero denunciar uma empresa,eu estou muito triste pois entre pagar uma divida no cartao santander free e comparar a alimentaçao do meu filho escolhi a alimentação do meu filho,pois faz tempo que estou desempregada,e tudo que tenho financeiramente é o auxilio bolsa familia por isso disistir de pagar o cartao e estou com o cpf no spc,minha amiga tambem estar e disse que foi chamada para uma entrevista na loja cea de alagoas,maceio,situada no centro,e la observaram o seu cadastro negativo,por essa razao foi elimida da selecão,essa atitude mim deixa desanimada.sem esperança,tenho desejo de mim matar.

  14. Em Joziel comentou:

    Olá amigos pelo que eu li acima esta pratica não é de hoje heim…estou com restrição em meu nome ha algum tempo e por estar trabalhando como autônomo não tinha tido tantos problemas com as restrições, somente no caso de compras ou credito… agora que tive que batalhar um emprego comecei a amargar esta dura realidade assim como alguns colegas ai acima, tenho várias profissões e a que eu tenho mai experiência é de motorista de caminhão, e agora inventaram uma tal de gerenciadora de risco para avaliar a vida dos trabalhadores desta area, eles não dão chances pra gente trabalhar estamos sendo tachados de risco assim como miliantes, olha só que absurdo fui fazer um teste em uma empresa aqui da minha região de transporte de produtod quimicos e o avaliador perguntou a todos os candidatos se alguem tinha restrição no CPF, advinhem… eu passei no teste de volante a ate agora não me chamaram… e pre terminar fui contratado por outra empresa qui da minha cidade e qdo fui abrir conta salrio no banco o banco não queria abrir a conta pra mim, fui ao PROCON local e eles me orientaram que o banco era obrigado a abrir a conta voltei e disse a eles que procurei tal entidade…sabe o que eles me disseram não num e que a gente num quer abrir a conta pra vc blablbalblaaa… volta aqui amanha pra assinar a abertura… e ai???
    Gente nem todo mundo que esta negativado e porque quer… não sou ladrão, nunca roubei nada… só quero o direito de trabalhar e saldar as minhas dividas.

  15. Em Rosi comentou:

    Estou desempregada , faz fiz milhoes de entrevista, vou muito bem ate eles consultarem meu CPF como estou com resticoes, nao consigo ser contratada.Na minha opniao eles deveriam da um prazo para as pessoas limparem seu nome.
    E se isso e lei porque as empresas consultam nossos cpfs para fins de contrataçoes, acho um absurdo, os empregadores acham que as pessoas estao com nomes restrito porque querem, e se eles nao dao uma chance de emprego a pessoa que e qualificada para o trabalho para limpar seu nome, como elas vao sobreviver

  16. Em iara comentou:

    APÓS LER ESSES COMENTARIOS FOI QUE CAIU A FICHA QUE O GRUPO PÃO DE AÇUCAR NÃO CONTRATA POR CAUSA DE RESTRIÇOES ,ENTÃO METADE DO POVO DESEMPREGADO VAI CONTINUAR DESEMPREGADO,COMO PAGAR UMA DIVIVDA SEM EMPREGO.

  17. Em Josué comentou:

    BOA TARDE,
    TODAS AS CONCESSIONARIAS DE VEÍCULOS DE CAMPINAS,CONSULTAM O SERASA NA HORA DE CONTRATAR.
    TENHO E-MAIL,S QUE CONFIRMAM MINHA CONTRAÇÃO, SOLICITAM A DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA E,ME DÃO A DATA QUE DEVERIA COMEÇAR AO TRABALHO.POREM QUANDO CONSULTAM MEU CPF,DIZEM QUE INFELIZMENTE NÃO PODEM CONTRATAR-ME.
    SOU VENDEDOR DE VEÍCULOS A 8 ANOS;PASSEI POR VARIAS ENTREVISTAS E, OS ENTREVISTADORES PERGUNTAM NA HORA,SE TENHO NOME SUJO.CASO TENHA A EMPRESA NÃO CONTRATA,PALAVRAS DO ENTREVISTADORES.ENTÃO QUE AS DIVIDAS FIQUEM SEM SER PAGAS.”HONESTAMENTE; NÃO É ISSO QUE QUEREMOS”.

  18. Em giovani comentou:

    OLÁ, SOU DE DEFICIENTE FÍSICO,BACHAREL EM ADMINISTRAÇÃO TRABALHEI POR MUITOS ANOS EM HUM BANCO PRIVADO, SOFRI UM ACIDENTE, TENDO QUE ME ENCOSTAR PELO O INSS, E MAIS TARDE SENDO EU OBRIGADO A PEDIR DEMISSÃO DO BANCO PARA NÃO SOFRER JUSTA CAUSA, OU SEJA O INSS ME DEU ALTA ANTES DA MINHA RECUPERAÇÃO,SENDO ASSIM COMO E OQUE EU FAÇO?? JÁ QUE HOJE ME ENCONTRO COM NOME SUJO E DESEMPREGADO E SEM ESPERANÇA DE ARRUMAR EMPREGO…SUICÍDIO SERIA MEU CASO???

  19. Em Rogerio de Lima comentou:

    N~~ao guento mais ,, isso eh humilhação !! Meu nome sujo ñ deixa eu trabalhar e ainda sou menosprezado nas entrevistas !! Kd os direito humanos ???

  20. Em Maria Oliveira comentou:

    Estou cursando o 2º módulo do técnico em farmácia na etec,Centro Paula Souza, e participei de um processo seletivo para o cargo de auxiliar de farmácia na ocasião a empresa tinha 9 vagas para esse determinado cargo, a recrutadora falou-me que eu não tinha o perfil para a vaga e sedeu uma vaga de auxiliar de farmácia para uma moça que tinha 21 anos, nunca tinha trabalhado em farmácia e também não estava fazendo nenhum curso na área, no momento argumentei para saber o motivo que indicava que eu não me enquadrava no perfil da vaga, ela falou que não poderia me falar, no momento achei que foi por causa da minha idade, alguns dias depois tinha uma farmácia no meu bairro precisando de auxiliar de farmácia, fui até lá e me candidatei a vaga, expliquei que não tinha prática mas estava fazendo o curso,e pecisava de uma oportunidade, a farmaceutica que me atendeu falou-me que não precisava de experiência pois eles davam treinamento, mas eles só davam a oportunidade para pessoas jovens, pois o salário era baixo , eu falei que não me importava e que eu queria mesmo assim para adquirir experiência, ela respodeu que nem adiantava eu está fazendo um curso porque o mercado de trabalho não dá oportunidade para pessoas com mais de 40 anos para começar numa nova profissão, e o pior é que eu já tenho 51 anos, estou muito triste eu diria que estou até deprimida pois não estudei antes por não ter tido condições e agora que estou tendo corro o risco de não ter um retorno porque o mercado de trabalho fecha as portas para mim, sou uma cidadã, tenho contas pra pagar, pago todos os impostos e me sinto excluída da sociedade como se envelhecer fosse um crime é como se eu tivesse que ser punida pela sociedade por não ter morrido jovem,tenho uma filha que está na faculdade e inclusive já trancou 2 vezes porquê eu não tenho conseguido ajuda-la, comecei a fazer esse curso com a esperança de conseguir um trabalho melhor para ajuda-la mas parece que não vai ser possível fazer isso, pois quando consigo emprego é de telemarketing e com o salário de telemarketing nunca poderei ajuda-la pois eles pagam praticamente um salário minímo, como conseguir viver e ajudar um filho desse jeito? me formei em recursos humanos com 48 anos e também não tive oportunidade de trabalho creio que foi pelo mesmo motivo a idade, a mídia fala que as empresas reclamam que tem vagas disponíveis mas faltam profissionais qualificados, só que eles não falam que além disso querem também candidatos jovens.Depois reclamam que o país está violento, que existe muitos crimes, que as pessoas não estudam, para um jovem estudar e ter uma boa formação é preciso os pais da um suporte e como fazer isso se não temos condições por falta de oportunidades? Sei que não sou só eu que estou passando por isso no Brasil e é por isso mesmo que essa situação tem que ser mudada de alguma forma tem que ter uma saída. O governo da incentivo fiscal para as empresas contratarem jovens apredizes, as empresas não fazem isso porque são boazinhas, elas fazem isso por causa do incentivo fiscal, então porque o governo não fás nada para combater a discriminação contra a idade das pessoas? No Brasil existe discriminação com tudo, quando minha filha era pequena eu não conseguia emprego porque tinha uma filha pequena então a criei trabalhando como diarista só que não aguento mais esse tipo de trabalho, e agora tenho um curso superior, estou cursando um técnico e mesmo assim sou barrada pela idade, eu embora nunca tenha cometido nenhum crime me sinto excluída, agora imagine quem comete e vai preso paga pelo crime que cometeu mas a sociedade não dá uma segunga chance e por isso muitas pessoas acabam cometendo dinovo e cada vez mais a coisa vai piorando creio que muitas passoas são reincidentes por falta de oportunidade pricipalmente no mercado de trabalho. porque infelismente ninguém consegue viver sem dinheiro muito ou pouco todos nós precisamos do pão de cada dia, e eu não falo de bolsa família, eu falo de trabalhar e ganhar um salário decente para poder viver uma vida com o minímo de dignidade. é disso que nós Brasileiros pecisamos de menos precoceitos, mais justiça social e mais dignidade.

  21. Em Maria Oliveira comentou:

    acabei de públicar um comentério mais ele sumiu.

  22. Em roberto lima pezza comentou:

    sou motorista estou com onome sujo mando curriculo para agregar mas as seguradora de risco impedem que eu consiga agregar como posso pagar

  23. Em Alex Aversani comentou:

    Ola estou muito triste pois na data de hoje eu recebi uma ligação dizendo que eu não fui aceito para trabalhar em uma empresa de intalção de telefonia chamada lider telecon que presta serviço para Vivo, na ligação me disseram assim você não foi contratado por que você mora a mais de 30 Km da empresa, mentira não da ne 10 km de distancia, eu disse eu sei porque, mas ta bom, agora vou explicar o porque, so porque eu tenho processo criminal, mas eu ja paguei, até quando eu vou pagar se a própria constituição diz que nenhum cidadão pode responder por um crime perpertuamente, isto só ta no papel e não passa de papel, porque na prática mesmo não ta, uma pergunta me medidas eu posso tomar.
    Aguardo algum parecer de Advogados ou a quem interessar em me ajudar.

  24. Em Ione Frances comentou:

    Boa Noite!

    Gostaria de saber se é discriminação dos Bancos se recusarem a dar emprestimo as pessoas que tem o Regime CLT?

    Pois desde o ano passado que tento emprestimo e não consigo por ser deste regime. O que fazer para conseguir?

    Ione.

  25. Em rosa comentou:

    a empresa Brasil center de macaé no rio, consulta de imediato o cpf das pessoas no ato do contrato. Rejeitando assim o profissional, por mais qualificado q ele seja. Isso, tira das pessoas o direito de trabalho e a oportunidade de limpa seu nome.
    Como limpar o nome se não trabalhamos ?

  26. Em glaucea santos comentou:

    eu abri uma empresa com cnpj no meu nome mais estou com o cpf no spc e serasa, e não consigo abrir conta e isso esta me prejudicando porque preciso pedir uma maquina de cartão e não consigo pois não tenho conta em banco oque faço??

  27. Em marco antonio da silva comentou:

    fui nessa segunda dia 12/01/2015 fazer uma retrevista numa transportadora aonde trabalha um amigo meu quando cheguei entreguei meu curiculo é ai meu amigo mim perguntou se eu tava com nome no spc e serasa eu pensei vou falar que não e perguntei por que ele falou se tiver eles não pega mais eu perguntei como que eles ficava sabendo ele diz que eles entra em contato com eles é no dia da retrevista eles pede pra aguarda mais uns dias que entra em contato então tudo que ele mim diz é verdade eles consultou meu nome como estava sujo não consegui o emprego acho uma patifaria por que se eu não trabalhar nunca vou ter meu nome limpo.

  28. Em Thiago da silva comentou:

    Eu estou na empresa a 3 anos numa transportadora ja fui presidiario e paguei o meu delito estou trabalhando onestamente depois qur um caminha foi roubado a empresa junto com a seguradora puxarao o meu nada consta e viu que ja tinha passagem agr querem que vai no forum pegar uma certidao inteiro teor do meu caso passado mais estou me sentindo discrimidado pois eu n devo nada mais a justiça me ajude por favor

  29. Em Rita de Cássia comentou:

    Boa tarde!É estou passando um bocado com essa de esta com o nome sujo, tem dois ano desempregada e vivendo de favor, pois estou acima dos 40 anos e por esta com restrições não consigo emprego. Fis inscrição em varias empresa tenho boa qualificação,só que a resposta não vem como o esperado,é a mesma conversa a vaga já foi preenchida, que isso não intendo como a pessoa vai pagar a divida se ninguém da emprego a quem esta com o nome sujo. Enfim fui no Serasa e pedi a lista de quem consultou meu nome e obtive, quero saber como posso agir? me responda por favor.

  30. Em pedro jose ribeiro comentou:

    estou desperado nao consigo emprego nao sei mais o que fazer e niguem da um luz sou caminhoneiro e as seguradoras nao aprova meu nome por estou com restrisao no nome si voce saber qual aprovidencia que devotoma me ajude nao mais oque faze

  31. Em pedro jose ribeiro comentou:

    estou desperado nao consigo emprego nao sei mais o que fazer e niguem da um luz sou caminhoneiro e as seguradoras nao aprova meu nome por estou com restrisao no nome si voce saber qual aprovidencia que devotoma me ajude nao mais sei oque fazer

  32. Em Alex Martins comentou:

    Olá,gostaria de dizer que,não é só essa discriminação que o trabalhador sofre.
    Alem de se consultar o CPF,eles tem lista negra,onde são relacionados nomes de funcionários que se sentiram lesados e entraram na justiça.
    Eu sou vigilante,e depois de demitido pela empresa que prestava serviço terceirizado a uma universidade federal injustamente e depois procurar meus direitos na justiça eu nunca mais consegui uma vaga para exercer essa função.
    Além de ter 5 anos que minha causa ta na justiça e não anda. obs a empresa é de um senador do estado do PI. Enfim,fica o apelo,para que o trabalhador seja mais protegido de pessoas que fazem esse tipo de coisa,pq empresa que cumpre suas obrigações com funcionário não precisa ficar com medo de processo trabalhista!lista negra é muito comum em empresas de vigilância,empresas de transporte, transporte coletivo.CPF de candidato a emprego deveria ser restrito,mostrar apenasse o candidato tem algo grave como condenação por crime e somente.

  33. Em sirlene comentou:

    ola minha reclamação hoje e da empresa globalcob e ação contact , já fiz varias entrevistas nessas empresas , tenho experiências na área , pois não me contratam , sempre els pedem para confirmar cpf depois voltam com a mesma desculpa de sempre , acho uma falta de respeito você se desloca da sua casa paga passagem chega la te desclassificam sem dar nenhuma justificativa

  34. Em Sra Silvia lopez comentou:

    Olá pessoas adoráveis,

    Eu sou a Sra Silvia lopez estou prestes a compartilhar uma história sobre como eu estava ajuda com um empréstimo pelo Sr. Legi Antonio, ele me mostrou e minha família tanto amor, quando eu achava que não havia esperança de que ele veio e fazer a minha sensação de família vivo novamente, levando-nos de empréstimo de baixa taxa de juros de 3% eu nunca pensei que ainda existem verdadeiros credores empréstimo na Net, mas para minha surpresa, eu tenho o meu empréstimo sem perder muito tempo por isso, se você está lá fora, olhando para um empréstimo de qualquer quantidade eu gostaria que você para e-mail VIA (legianto**********@hotmail.com) Desejo-lhe todo o sucesso

    Saudações
    Sra Silvia lopez

  35. Em ricardo de sousa vequisse comentou:

    Boa noite trabalho em uma empreza sou rejistro nela pore o dono da empreza tem otro ramo e agora ta nos obrigando atrabalhar la coisa que nao ten nada aver com que fui contratado para fazer na empreza sou obrigado por lei trabalhar em outro seviço que nao tem nada aver com meu rejitro e com a empreza gostaria de saber

  36. Em SNTONIO JOSE DE PAULA comentou:

    Boa Noite. Estava trabalhando em uma empresa de Transporte de passageiros, no período de 07/10/13 e fui demitido em 01/12/2014.Como precisei de ajudar minha irmã, no tratamento de saúde, pedi ao encarregado do tráfego, si podia adiantar minhas férias. Mas passou uns 3 dias mim tiraram da escala, e fui chamado na sala do encarregado, quando o mesmo falou para mim que a diretoria da empresa estava mim demitindo por motivo de dividas particulares, onde eu ai cumprir o aviso prévio. Então decidiram antecipar meu aviso e fizeram meu acerto do meu tempo de trabalho. Queria saber se existi LEI, que possa demitir um funcionário por motivo de pedir adiantamento de sua férias, para um caso de urgência. Retornei a mesma empresa fiz todos os testes, é na entrevista a psicologa mim perguntou como estava a minha sua financeira e se já tinha acertados os meus debitos anteriores. Quando ela pediu para que providenciasse os meus documentos, que levei até a empresa, cheguei na portaria, onde fui informado que tinha pertido no psicotestes. Eu não acredito nisso. Tenho certeza que foi consulta que fizeram juntos aos orgãos SPC/SERASA,, para avaliarem minha situação de debito. NÃO ESTOU CONSEGUINDO UM EMPREGO DENTRO DA MINHA PROFISSÃO DEVIDO A ESTA ATITUDE TOMADA PELA EMPRESA QUE TRABALHEI. TEM COMO VOCES MIM ORIENTAREM PARA RESOLVER ESTE PROBLEMA.

  37. Em ANTONIO JOSE DE PAULA comentou:

    NA DECISÃO DO MPT, PODE OBRIGAR A EMPRESA RETORNAR AO TRABALHO, DESDE QUANDO FOI DEMITIDO POR DEBITOS PARTICULARES O FUNCIONÁRIO QUE PRESTAVA TRABALHO PARA A MESMA.

  38. Em Alexandre Barbosa comentou:

    trabalho em uma loja e executei uma vendar para um familiar meu, e eles estão atrasado com 3 parcelas eles querem descontar do meu salario, eles podem fazer isso comigo

  39. Em Alexandre Barbosa comentou:

    a loja que descontar o que meu familar comprou do meu salario isso pode acontecer

  40. Em alessandro de freitas comentou:

    fiz varias entrevista como vendedor e acredito na ter sido chamado por esta com o nome sujo.
    a gigante JBS e Nestle sao uma delas

  41. Em WILSON comentou:

    Boa tarde!

    Infelizmente a situação está cada vez mais difícil, pois vemos o exemplo do escândalo do lava jato, onde os camaradas roubam e quando são pegos, não devolvem o dinheiro público.
    Vemos políticos bandidos e caloteiros e além disso, temos que conviver com leis injustas para os trabalhadores, mas para a minoria, são contas bancárias gordas e o trabalhador cada vez mais na miséria.
    Como um trabalhador desempregado poderá pagar suas dívidas?
    Não adianta o MPF falar que é ilegal, se não cria meios de barrar este tipo de constrangimento.
    Independente se devemos R$ 1,00 OU R$ 100.000,00, o que deveria ser feito é as empresas darem tempo para o trabalhador fazer acordos que possam ajuda-lo na quitação das dívidas.

  42. Em deyme ronald comentou:

    Eu fui abrir uma conta cirrente no bradesco mais a artendente mim disse q meu nome ta restrito . Agora fiquei sem trabalho oq eu faço sem trabalho e sem um geito de pagar minhas divifas

  43. Em Paulo Mesquita comentou:

    trabalhei 6(seis) anos e meio será que tenho direito, eu sou corretor e não tinha contrato e nem carteira assinada, ganhava 1,00% nunca obtive recibos, sai faz uns 25 dias desde 2009, era no plantão de vendas que eu trabalhei, será que não da vínculo empregatício se eu correr atrás

  44. Em jose carlos comentou:

    oi já faz 11 meses que não consigo emprego de motorista tenho experiência e todos cursos exigidos,mopp,transporte coletivo de passageiros,direcao defenciva, e mesmo assim nao sou aprovados nas transportadoras porque quando eles perguntao ce tenho alguma restricao eles falam que talves nao seja aprovado pelas gerenciadoras de carga, ai eles falam que vao entrar em contado e nao liga mais, ja nao sei o que fazer ,nao tem como eu pagar minhas dividas tando desempregado ,oque eu faco.

  45. Em Paula comentou:

    A EMPRESA JBS FEZ A MESMA COISA, após pedir o cpf do candidato e constatar que o nome estava com restrição a mesma não quis ficar com o candidato, dando mil e uma desculpas, eles acham que somos bobos né? Q não sabemos nossos direitos, caiu mto no meu conceito, tinha uma admiração grande por tal empresa, mas com o papel q se fez, ridículo, preconceituso e imoral

  46. Em jose carlos comentou:

    AINDA NÃO CONSEGUI EMPREGO E MINHA DIVIDA AUMENTOU PESQUISANDO NO SITE DO SERASA DESCOBRI QUE NA EMPRESA FL TRANSPORTE QUE FAZ COCA COLA FUI BARRADO DE TRABALHAR POR QUE A BRASIL RISK CONSULTOU MEU CPF E A OUTRAS QUANDO NÃO BARRA A GENTE ELES APROVAM VALORES MUITO BAIXO PARA TRANSPORTE

  47. Em Ana cristina santos comentou:

    Não consigo emprego , meu nome esta sujo, varias empresas me chamou para entrevista, pão de açucar, carrefur, sacolão, e futura e outras,me reprovarão por que meu nome esta no serasa, não consigo emprego, meu nome esta no serasa, spc, como vou ter condições de quitar as dividas se não tenho oportunidade, Esta dificil,ainda tenho que receber varias ligações de cobranças, é muito humilhante, preciso trabalhar, o que eu faço…

  48. Em Paulo cesar comentou:

    Bom Dia a todos.
    Eu estava para ser contratado por uma empresa de locação de veículos.
    Fiz exame admissional que teve como resultado apto para o trabalho.
    me fornecerão uma carta para abertura de conta salario.
    levei todas as documentação para ser admitido.
    Porem segundo o gerente representante da empresa
    fizeram um analise na empresa onde a sede é em são Paulo e me considerarão inviável para o trabalho.
    Eu fiquei sem entender ( pois não possuo antecendentes criminais ) mais possuo nome sujo no Spc e seraza Por não ter dinheiro para pagar minhas contas por estar desempregado.
    mais fiz tudo o que eles pedirão cumpri com todos os critérios de documentação e exame médico a ate abri conta-salario com carta da empresa fornecida por eles o que faço pois estava contado com esse emprego para pagar minhas contas e sustentar minha família.

  49. Em Dario Rodrigues comentou:

    Sou camioneiro e estou desenpregado porque estou com dívidas pessoal. Fui na transportadora Kothe fis todos os teste passei em todos mais não fui contratado por causa da seguradora Brasil risk que não liberou porque estou com nome sujo. Isso e uma injustiça tem mais de 7 anos que trabalho com caminhão nunca tive problema com carga ou seguradora

Deixe seu comentário

Publicidade

Mais Visitados

Comentários

Termos

Leituras Recomendadas

Sites Recomendados

Copyright © 2016 Lei & Ordem. Direitos Reservados.

Tech Blue designed by Hive Designs • Ported by Free WordPress Themes