"A lei é a força colocada a serviço da sociedade para o benefício de todos"
Cesare Beccaria 

 

Senado: comissão aprova projeto que simplica divórcio

CCJ do Senado aprova projeto que simplifica divórcio

Prévia separação judicial ou de fato não será mais exigida

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou ontem o fim da exigência da separação prévia do casal para a concessão do divórcio. Hoje, a legislação prevê que é necessário que a separação judicial tenha ocorrido há mais de um ano ou a de fato por dois anos.

A votação dessa proposta de emenda constitucional não estava prevista na pauta e o presidente da CCJ, Demóstenes Torres (DEM-GO), a incluiu na hora da reunião. Demóstenes foi o relator. O texto foi aprovado por unanimidade, por votação simbólica, e será votado no plenário na semana que vem.

Demóstenes argumentou que o país hoje é bem diferente de trinta anos atrás e que não se pode ter os mesmos temores de quando o divórcio foi aprovado, em 1977. Segundo ele, se acreditava que ocorreriam separações de casais em série com o divórcio. O senador decidiu ser ele mesmo o relator por convicção sobre o tema e também por ter tido a experiência de uma separação recente, em 2005:

- Sou divorciado e passei por isso tudo. É necessário uma lei que permita a separação mais ágil. A exigência de um período de separação causa até constrangimentos. É preciso mecanismos para dar agilidade nesses casos.

Leia também:

  • Senado aprova lei sobre o divórcio direto
    A sociedade modifica o Direito e o Direito modifica a sociedade. Com a aprovação dessa Emenda Constitucional os legisladores tornam legal o que já acontece no cotidiano dos relacionamentos. Hoje é mais que comum as pessoas...

  • Comissão do Senado aprova projeto de Clodovil
    O falecido deputado federal Clodovil Hernandes marcou sua breve passagem pelo parlamento com atos que transcendem o folclore o e o sensacionalismo, com os quais era sempre associado, vulgaridade tão ao gosto da mídia sensacionalistas....

  • Proposta que acelera o divórcio é aprovada na Câmara
    A Câmara aprovou nesta quarta emenda constitucional que permite que casais se divorciem sem ter que passar antes pela etapa da separação judicial. A emenda foi aprovada, em primeiro turno, por 375 votos sim, 15...

  • Comissão do Senado aprova isenção de IR sobre aposentadoria de diabéticos
    O senador Renan Calheiros (PMDB-AL) comunicou ao Plenário a aprovação do Projeto de Lei 390/08, de sua autoria, que inclui o diabetes melito e a fibrose cística entre as enfermidades cujos portadores podem obter isenção...

  • CCJ do Senado aprova fim de cela especial para bacharel
    Projeto de Lei O texto aprovado exclui do benefício as pessoas com curso superior, padres, pastores, bispos evangélicos e pais de santo, mas permanece o privilégio para políticos e autoridades Privilégio dos bacharéis e religiosos,...

Arquivado em: Direito, Direito Civil, Direito de Família, Projetos de Lei
Publicado em 25 de junho de 2009 às 12:06 por José Mesquita

Termos: , , , , , , ,

30 Responses to “Senado: comissão aprova projeto que simplica divórcio”

  1. Em DIMAS comentou:

    muito interessante nova lei do divorcio aprovada pelo senado, com certeza vai benificiar a muita gente, inclusive eu, mas pergunto:
    quando será que vamos poder usar essa lei? quando entrará em vigor? onde conseguiremos orientação sobre o uso dessa lei?

    atenciosamente;

    DIMAS

  2. Em George A. R. de Souza comentou:

    Gostaria de saber se já foi votada a Nova Lei do divórcio em Segundo turno no Senado?

  3. Em Benedito Jan M. Moreira comentou:

    Saudações! Alguém saberia dizer se já foi votado no senado e quando entra em vigor a nova alteração da lei de divórcio? Grato

  4. Em creuza comentou:

    estou muito interessada pela aprovação da nova lei do divorcio, pois estou aguardando ansiosa.gostaria de saber a previsão de quando ela entrara em vigor. abraços. creuza

  5. Em elionai santos comentou:

    Gostaria de saber quando entrará em vigor a lei da simplificação do divorcio, fiquei casada 3 meses, não consegui anular o casamento. ( ele me traiu e sofria violencia doméstica). Estou separada de corpos a 6 meses e quero rapidamente livrar-me no papel do monstro queinfelizmente me casei.

  6. Em Marília Araujo comentou:

    Também estou interessada nesta nova lei, é um absurdo ficar presa a uma situação que já se mostrou fracassada.O casamento é uma instituição maravilhosa,mas pra que seja assim,é preciso amor e não foi isso que encontrei ao lado do homem que julguei me amar. Hoje encontrei uma pessoa maravilhosa, mas não posso me unir a ela por estar acorrentada a um homem que me fez sofrer tanto!
    Preciso saber urgente, quando entrará em vigor a nova lei?!

  7. Em Conceicao Maria de Figueiredo comentou:

    Esta lei já está em vigor? Estou em processo de separação, e tenho interesse no assunto.

  8. Em joao farias comentou:

    Bem meus amigos e amigas, também estou ansioso pela aprovação desta lei, informo a vocês que a votação está em pauta, mas está trancada por medidas provisórias de urgência que ainda não foram votadas, tudo vai depender da boa vontade de nossos senadores, nesta quarta-feira, dia 03/02/2010, haverá outra reunião sobre os assuntos em pauta. Caso haja aprovação em segundo turno ( o que é certo )será promulgada pelo senado, sem precisar passar pelo presidente, é de efeito imediato. espero ter colaborado, voltarei a este tópico caso tenha novidades, abraços a todos. João farias - Pernambuco

  9. Em madalena comentou:

    separei em 1996, reconciliem em 09/1998, porém so ficamos 1 mes , queremos o divórcio direto, mesmo fazendo apenas mais de 1 ano de não convivência marital cada um residindo separadamente podemos fazer o divórcio antes de 2 anos, tenho urgência em sabr a resposta, agradeço antecipadamente.

  10. Em joao farias comentou:

    Bom Tarde…
    Bem Madalena, o que importa na verdade é o tempo de casada no papel, isto é, a data do casamento…se essa data já estiver ultrapassado os dois anos, por exemplo 10 de fevereiro de 2008, você já pode ir em um cartório para divorcio direto com consentimento das duas partes. Mas se ainda não fizer dois anos, como é meu caso, 14.01.2009, tenho que esperar a nova lei, ou esperar mesmo caso ela não seja aprovada até 15 de janeirto de 2011. Mas tudo é questão de paciência, pois a votação está em pauta, o que falta é só retirar as matérias que estão trancando essa votação tão esperada.
    Espero ter ajudado…abraç a todos

  11. Em Ana Lúcia comentou:

    Bom dia,
    gostaria de sabe se a nova lei, que simplificará o divórcio já foi votada e, se já, quando entrará em vigor>
    Agradeço a atenção

  12. Em Juliana comentou:

    Gostaria de saber quando a nova lei do divórcio entrará em vigor.
    Desde ja agradeço.

  13. Em Marcia comentou:

    Gostaria de saber quando a nova lei do divórcio entrará em vigor.
    Atenciosamente

  14. Em Janete comentou:

    Gostaria de saber quando a nova lei do divórcio vai ser votada em segundo turno no senado?
    Atenciosamente

  15. Em Maria José comentou:

    No ato da separação de corpos,
    e não havendo filhos,o divórcio sai em
    quanto tempo?
    Muito obrigada.

  16. Em Alessandro Lima comentou:

    Em que fase está o andamento da aprovação dessa nova de lei do divórcio? Já foi votada? Vai valer a partir de quando? ou Já está valendo?

    Alessandro

  17. Em Arlete comentou:

    Gostaria de saber se tem alguma previsão de qdo essa nova lei entrará em vigor, findando o prazo de 1 ano de espera pra separação consensual. Grata

  18. Em paulo comentou:

    gostaria de saber quando poderemos usar esta lei de divorcio.

  19. Em lindinalva comentou:

    gotaria de saber se posso fazer o divorcio diretamente no cartorio.grata

  20. Em Marcia comentou:

    Gostaria de saber se a nova lei da separação para divorcio em menos de um ano já foi aprovada????
    Desde já agradeço
    Márcia

  21. Em Ricardo comentou:

    Como é ano de eleição sera que essa nova lei ficará para ser aprovada apenas o ano que vem 2011? tenho muito iteresse sobre essa nova lei e gostaria se alguem souber de algo gostaria de aluma informação.

  22. Em carlos alberto comentou:

    posso me divorciar sem pagar nada,ou seja,usando a defensoria pública?

  23. Em magna comentou:

    bm gostaria de saber ,qd essa nova lei do divorçio,entra em vigor.to me separando,ja assinamos os papeis.e volto ao forum dia 19 de julho,pra levar adiante a separaçõa.

  24. Em sandra comentou:

    Gostaria de saber se a lei já entrou em vigor e como proceder. Posso usar a defensora pública? O tempo de espera é o mesmo para quando utilizado os serviços de um advogado particular? No caso temos um apartamento juntos, deveremos fazer a partilha deste bem? Obrigada!

  25. Em Camila comentou:

    Eu gostaria de saber se essa nova lei do dirvocio já entrou em vigor,se eu já posso contar com essa lei aqui em Goiânia? desde já agradeço e aguarda uma resposta.

  26. Em Erica comentou:

    Queria saber sobre o nova lei do divorcio,pois sou separada a 10 anos só que nao divorciei ainda , será que consigo o divorcio agora?

  27. Em Erica comentou:

    Queria saber sobre a nova lei do divorcio,sou separda a 10 anos só não divorciei ainda,será que eu consigo me divorciar agora?

  28. Em Emile comentou:

    Erica, vc ja pode se separar ha mto tempo. Independente desta nova lei.

  29. Em Maria Aparecida Alves de Souza comentou:

    Foi decretada a separação concensual no dia 08/09/2009.Quero saber si já posso divorciar direto?Com a nova lei e quanto tempo levo?

  30. Em gabriela da costa e silva comentou:

    fiquei um mes casada e ja estou separada a 4 meses eu entro nesta lei nova

Deixe seu comentário

Assuntos

Comentários

Termos

Oferta Imperdível!


Leituras Recomendadas

Sites Recomendados

Copyright © 2010 Lei & Ordem. Direitos Reservados.

Tech Blue designed by Hive Designs • Ported by Free WordPress Themes